A GESTÃO DA PROATIVIDADE DE MERCADO

TODA EMPRESA PODE SER PROATIVA?

Toda empresa pode ser proativa, mas nem todas o conseguem. Isso porque a proatividade de mercado não ocorre por decreto ou apenas vontade. É preciso que a empresa desenvolva algumas capacidades essenciais para que as estratégias de antecipação tenham mais chance de ocorrer. Essas capacidades dizem respeito a como a empresa “sente”, em que ela “acredita”, mais do que aludirem ao que a empresa realmente faz.

Se a proatividade de mercado fosse resultado única e simplesmente de um processo operacional, seria de fácil implantação por parte das empresas, o que na prática não é o que se observa. Ações proativas serão inconsistentes e pouco eficazes se não ancoradas em uma real disposição da empresa em atuar proativamente perante o mercado, disposição que se encontra na dependência direta das capacidades para a proatividade de mercado.

AS OITO CAPACIDADES DA EMPRESA PROATIVA

  1. Capacidade de lidar com o risco

  2. Capacidade de lidar com o erro

  3. Capacidade de visualizar realidades futuras

  4. Capacidade de gerenciar a pressão do curto-prazo

  5. Capacidade de inovar proativamente

  6. Capacidade de gerenciar de forma flexível

  7. Capacidade de liderar proativamente

  8. Capacidade de identificar e desenvolver pessoas proativas

O exercício efetivo das oito capacidades revela uma nova forma de pensar, uma mentalidade proativa muito diferente daquela encontrada nas empresas voltadas somente a responder às demandas do mercado. Veja as diferenças existentes entre a mentalidade proativa e a mentalidade reativa em relação às oito capacidades:

Capacidades Mentalidade Reativa Mentalidade Proativa
Como a empresa lida com o risco? A cobrança imediatista pelo desempenho financeiro inibe a tomada de risco. A empresa encoraja a tomada de risco na busca da mudança.
Como os erros são tratados? O discurso é de aceitação das falhas de percurso, mas os erros são punidos. Erros são vistos como oportunidades de aprendizado e crescimento.
Ao formular suas estratégias, a empresa considera realidades futuras? A visão estratégica é centrada nas ameaças e oportunidades do presente. A empresa procura continuamente imaginar novas realidades de mercado.
A pressão por resultados de curto-prazo dificulta a antecipação do futuro? Ganhos futuros ficam em segundo plano em prol de resultados presentes. Muitas vezes sacrifica-se o resultado presente em vista de um ganho futuro.
A inovação é um processo dirigido pelo mercado? Geralmente as inovações constituem respostas às demandas do mercado. A inovação é um processo que busca romper com os padrões de mercado vigentes.
O excesso de burocracia e de regras inibe o livre curso de idéias? O status quo operacional obstrui a exposição de idéias e novas abordagens. As pessoas têm liberdade para expressarem suas idéias e opiniões.
Qual o estilo de liderança? Liderança tradicional focada no controle e na hierarquia. Liderança transformadora pautada pela autonomia e liberdade.
Como a empresa enxerga a proatividade no nível dos indivíduos? A proatividade é uma característica inata das pessoas. A proatividade pode ser estimulada e desenvolvida.

A GESTÃO PROATIVA

Nenhuma capacidade se desenvolve por si só: deve ser trabalhada e tornar-se parte da cultura da empresa. Além disso, as capacidades não constituem variáveis isoladas: o efeito de uma capacidade será suportado – ou extinguido – por outras capacidades a ela relacionadas. Para gerenciar as capacidades para a proatividade de mercado a empresa deverá praticar a gestão proativa, ou seja, a postura gerencial voltada a desenvolver as capacidades para a proatividade de mercado.

A gestão proativa aglutina as oito capacidades descritas em quatro pilares distintos, cada qual voltado a gerenciar capacidades específicas. Cada dimensão da gestão proativa engloba duas capacidades. As oito capacidades devem formar um conjunto coeso, porque interligadas e complementares. Esse conjunto configura uma verdadeira competência para a proatividade de mercado, ou seja, uma capacidade maior que ultrapassa o mero desenvolvimento de uma ou outra capacidade em particular.

OS QUATRO PILARES DA GESTÃO PROATIVA

Gestao da proatividade - Clique para Ampliar

 

Gestao do futuro hojeA gestão do futuro-hoje engloba as capacidades da empresa em visualizar realidades futuras e de gerenciar a já descrita pressão do curto prazo. A expressão “futuro-hoje” representa uma nova visão em relação ao futuro, onde esse é tido não como algo que está por vir, mas sim, uma realidade que se constrói no presente. Acreditar no futuro-hoje traduz a refinada habilidade dos estrategistas em agir no presente tendo em vista o futuro. O exercício dessa habilidade, no entanto, só se efetiva se a empresa detiver as capacidades de imaginar realidades futuras e de romper com a pressão do curto-prazo.

 

Gestao da IncertezaA gestão da incerteza diz respeito às capacidades da empresa em lidar com o risco e o erro, dois elementos sempre presentes quando se buscam antecipar momentos-zero do mercado. Lidar com a incerteza constitui um dos principais desafios aos líderes e gestores que pretendem que suas empresas sejam menos reativas. E para lidar com a incerteza é necessário justamente que a empresa reverta o modelo mental relativo ao risco e ao erro. A forma de lidar com esses dois elementos assume, no âmbito da proatividade, natureza diversa da que estamos acostumados a conceber. Nesse contexto, o conceito que separa de forma radical o sucesso e a falha é reinterpretado e ultrapassado: empresas proativas sabem que “nada é mais arriscado do que não correr risco algum”, e esse, com certeza, é o maior erro de todos.

 

Gestao da Inovacao ProativaA gestão da inovação proativa envolve as capacidades da empresa em inovar proativamente e também de gerenciar de forma flexível. A inovação proativa reflete uma nova postura diante do processo inovador, realmente voltada a quebrar com as regras de mercado vigentes. Além da capacidade de inovar proativamente, a gestão da inovação proativa requer uma disposição da empresa em atuar de forma mais flexível em relação as suas operações e hierarquias. Entende-se que estruturas burocráticas marcadas por forte controle e normatização são nocivas à proatividade de mercado, pelo fato de inibirem a autonomia e a geração de insights inovadores.

 

Gestao do comportamento proativoA gestão do comportamento proativo abrange as capacidades da empresa em liderar proativamente e de identificar e desenvolver pessoas proativas. A liderança proativa representa o tipo de liderança voltado a promover comportamentos e ações voltados à antecipação, à criatividade e à construção de novas formas de trabalho. Líderes proativos são líderes transformadores, que contrapõem o estilo tradicional de liderança marcado pelo controle e supervisão. Esse estilo de liderança está em sintonia com a segunda capacidade gerenciada pela gestão do comportamento proativo, a capacidade de desenvolver a proatividade pessoal. Empresas proativas devem identificar, desenvolver e manter em suas equipes de trabalho pessoas com perfil proativo, cujas competências dêem respaldo para a execução das estratégias proativas traçadas. Isso porque a proatividade pessoal não é um talento raro detido por apenas alguns privilegiados. Como toda competência, pode ser trabalhada e treinada. Empresas proativas reconhecem que as pessoas são potencialidades proativas esperando para serem aproveitadas.