A Gestão Proativa
A GESTÃO DA PROATIVIDADE DE MERCADO
TODA EMPRESA PODE SER PROATIVA?
Toda empresa pode ser proativa, mas nem todas o conseguem. Isso porque a proatividade de mercado não ocorre por decreto ou apenas vontade. É preciso que a empresa desenvolva algumas capacidades essenciais para que as estratégias de antecipação tenham mais chance de ocorrer. Essas capacidades dizem respeito a como a empresa “sente”, em que ela “acredita”, mais do que aludirem ao que a empresa realmente faz.
Se a proatividade de mercado fosse resultado única e simplesmente de um processo operacional, seria de fácil implantação por parte das empresas, o que na prática não é o que se observa. Ações proativas serão inconsistentes e pouco eficazes se não ancoradas em uma real disposição da empresa em atuar proativamente perante o mercado, disposição que se encontra na dependência direta das capacidades para a proatividade de mercado.
AS OITO CAPACIDADES DA EMPRESA PROATIVA
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Capacidade de lidar com o risco
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Capacidade de lidar com o erro
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Capacidade de visualizar realidades futuras
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Capacidade de gerenciar a pressão do curto-prazo
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Capacidade de inovar proativamente
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Capacidade de gerenciar de forma flexível
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Capacidade de liderar proativamente
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Capacidade de identificar e desenvolver pessoas proativas
O exercício efetivo das oito capacidades revela uma nova forma de pensar, uma mentalidade proativa muito diferente daquela encontrada nas empresas voltadas somente a responder às demandas do mercado. Veja as diferenças existentes entre a mentalidade proativa e a mentalidade reativa em relação às oito capacidades:
Capacidades | Mentalidade Reativa | Mentalidade Proativa |
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Como a empresa lida com o risco? | A cobrança imediatista pelo desempenho financeiro inibe a tomada de risco. | A empresa encoraja a tomada de risco na busca da mudança. |
Como os erros são tratados? | O discurso é de aceitação das falhas de percurso, mas os erros são punidos. | Erros são vistos como oportunidades de aprendizado e crescimento. |
Ao formular suas estratégias, a empresa considera realidades futuras? | A visão estratégica é centrada nas ameaças e oportunidades do presente. | A empresa procura continuamente imaginar novas realidades de mercado. |
A pressão por resultados de curto-prazo dificulta a antecipação do futuro? | Ganhos futuros ficam em segundo plano em prol de resultados presentes. | Muitas vezes sacrifica-se o resultado presente em vista de um ganho futuro. |
A inovação é um processo dirigido pelo mercado? | Geralmente as inovações constituem respostas às demandas do mercado. | A inovação é um processo que busca romper com os padrões de mercado vigentes. |
O excesso de burocracia e de regras inibe o livre curso de idéias? | O status quo operacional obstrui a exposição de idéias e novas abordagens. | As pessoas têm liberdade para expressarem suas idéias e opiniões. |
Qual o estilo de liderança? | Liderança tradicional focada no controle e na hierarquia. | Liderança transformadora pautada pela autonomia e liberdade. |
Como a empresa enxerga a proatividade no nível dos indivíduos? | A proatividade é uma característica inata das pessoas. | A proatividade pode ser estimulada e desenvolvida. |
A GESTÃO PROATIVA
Nenhuma capacidade se desenvolve por si só: deve ser trabalhada e tornar-se parte da cultura da empresa. Além disso, as capacidades não constituem variáveis isoladas: o efeito de uma capacidade será suportado – ou extinguido – por outras capacidades a ela relacionadas. Para gerenciar as capacidades para a proatividade de mercado a empresa deverá praticar a gestão proativa, ou seja, a postura gerencial voltada a desenvolver as capacidades para a proatividade de mercado.
A gestão proativa aglutina as oito capacidades descritas em quatro pilares distintos, cada qual voltado a gerenciar capacidades específicas. Cada dimensão da gestão proativa engloba duas capacidades. As oito capacidades devem formar um conjunto coeso, porque interligadas e complementares. Esse conjunto configura uma verdadeira competência para a proatividade de mercado, ou seja, uma capacidade maior que ultrapassa o mero desenvolvimento de uma ou outra capacidade em particular.
OS QUATRO PILARES DA GESTÃO PROATIVA
A gestão do futuro-hoje engloba as capacidades da empresa em visualizar realidades futuras e de gerenciar a já descrita pressão do curto prazo. A expressão “futuro-hoje” representa uma nova visão em relação ao futuro, onde esse é tido não como algo que está por vir, mas sim, uma realidade que se constrói no presente. Acreditar no futuro-hoje traduz a refinada habilidade dos estrategistas em agir no presente tendo em vista o futuro. O exercício dessa habilidade, no entanto, só se efetiva se a empresa detiver as capacidades de imaginar realidades futuras e de romper com a pressão do curto-prazo.
A gestão da incerteza diz respeito às capacidades da empresa em lidar com o risco e o erro, dois elementos sempre presentes quando se buscam antecipar momentos-zero do mercado. Lidar com a incerteza constitui um dos principais desafios aos líderes e gestores que pretendem que suas empresas sejam menos reativas. E para lidar com a incerteza é necessário justamente que a empresa reverta o modelo mental relativo ao risco e ao erro. A forma de lidar com esses dois elementos assume, no âmbito da proatividade, natureza diversa da que estamos acostumados a conceber. Nesse contexto, o conceito que separa de forma radical o sucesso e a falha é reinterpretado e ultrapassado: empresas proativas sabem que “nada é mais arriscado do que não correr risco algum”, e esse, com certeza, é o maior erro de todos.
A gestão da inovação proativa envolve as capacidades da empresa em inovar proativamente e também de gerenciar de forma flexível. A inovação proativa reflete uma nova postura diante do processo inovador, realmente voltada a quebrar com as regras de mercado vigentes. Além da capacidade de inovar proativamente, a gestão da inovação proativa requer uma disposição da empresa em atuar de forma mais flexível em relação as suas operações e hierarquias. Entende-se que estruturas burocráticas marcadas por forte controle e normatização são nocivas à proatividade de mercado, pelo fato de inibirem a autonomia e a geração de insights inovadores.
A gestão do comportamento proativo abrange as capacidades da empresa em liderar proativamente e de identificar e desenvolver pessoas proativas. A liderança proativa representa o tipo de liderança voltado a promover comportamentos e ações voltados à antecipação, à criatividade e à construção de novas formas de trabalho. Líderes proativos são líderes transformadores, que contrapõem o estilo tradicional de liderança marcado pelo controle e supervisão. Esse estilo de liderança está em sintonia com a segunda capacidade gerenciada pela gestão do comportamento proativo, a capacidade de desenvolver a proatividade pessoal. Empresas proativas devem identificar, desenvolver e manter em suas equipes de trabalho pessoas com perfil proativo, cujas competências dêem respaldo para a execução das estratégias proativas traçadas. Isso porque a proatividade pessoal não é um talento raro detido por apenas alguns privilegiados. Como toda competência, pode ser trabalhada e treinada. Empresas proativas reconhecem que as pessoas são potencialidades proativas esperando para serem aproveitadas.