COMPORTAMENTO PROATIVO NAS EMPRESAS

Postado em 13/09/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Como anda o comportamento proativo na sua empresa? Em julho desse ano a Revista VOCE S/A mergulhou nesse tema e publicou uma reportagem com conceitos e casos práticos sobre o modo proativo de agir e sua relação com a produtividade nas organizações e com a alavancagem de carreiras profissionais. Fica claro que o modo proativo de agir contribui de forma direta para o sucesso das empresas. Daí, a gestão do comportamento proativo deve estar presente na pauta estratégica do negócio, alinhando-se a outras prioridades nos campos de marketing, finanças e operações.

Sabemos que empresas proativas são movidas por pessoas proativas. Essa é uma das constatações mais evidentes de nossas pesquisas. Manuais de gestão, processos, equipamentos e sistemas não são proativos; as pessoas, sim. São elas que fazem a diferença e arquitetam as estratégicas de antecipação de mudanças. Um dos CEOs que entrevistamos nos disse: “se a empresa tem líderes reativos, deve esquecer a proatividade e contentar-se apenas em seguir mercado”.

Como detalhamos em nosso livro, a disposição para a proatividade no trabalho não acontece por acaso. Ela é resultante de fatores pessoais (algumas características ou traços de personalidade das pessoas que as fazem agir proativamente) e também de fatores ligados ao ambiente de trabalho (aspectos de gestão que favorecem ou inibem a proatividade pessoal). Jamais devemos pensar que as pessoas nascem proativas e que em qualquer ambiente de trabalho agirão sempre de forma proativa. É preciso arar e semear o terreno para que a empresa colha os frutos do comportamento proativo de seus gestores.

Convidamos voce a refletir sobre as características do profissional proativo que descrevemos no quadro abaixo. Como temos discutido com gestores de recursos humanos, entendemos que a proatividade pessoal deve fazer parte da agenda de desenvolvimento de competências gerenciais dos líderes.

Características do Profissional Proativo

  • É orientado para a mudança: altera ou até cria circunstâncias totalmente novas.
  • É movido por oportunidades, buscando-as de forma sistemática.
  • Demonstra espírito de iniciativa e tomada de ação.
  • É perseverante: persegue os objetivos até vê-los realizados.
  • Antecipa mudanças e soluciona problemas de forma prévia.
  • Trabalha no hoje, mas sem esquecer o longo prazo: é orientado para o futuro.
  • Vai além do prescrito ou do que é formalmente requerido.
  • Desafia o status quo e os paradigmas de trabalho.

Manter acesa a chama da proatividade pessoal é papel dos líderes. Se sua empresa quer construir uma cultura de proatividade, tudo começa por aí. Em consequência, consolida-se o que chamamos de mindset proativo, ou seja, a predisposição dos gestores para agir antecipadamente. Trata-se de um valioso ativo a ser gerenciado como todos os demais que geram valor para o negócio. Pense nisso: cuidando bem desse ativo, o mínimo que sua empresa ganha é senso de urgência, algo importante em tempos de mudanças tão velozes.



Uma Resposta para “COMPORTAMENTO PROATIVO NAS EMPRESAS”

  1. Walter Leon

    Ser proativo e ter dicernimento direcionado ao Lucro liquido(o que fica no bolso do Empresario)para ver se a Empresa esta usufruindo de este papel e reconhecendo as claras que a sua Empresa esta literalmente bombando(faturando)e/ou os resultados ainda não são convincentes quem sabe esta na hora de fazer uma reingenharia e assim determinar novos horizontes.

    Responder

Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.