Mensurando a Proatividade

Um dos axiomas da Administração diz que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Desde o início de nossa pesquisa no campo da proatividade, nos preocupamos em desenvolver instrumentos capazes de mensurar esse fenômeno. Para avaliar em que sentido uma empresa é mais ou menos proativa, e, importante, por que isso acontece, é preciso reconhecer como ela trabalha em relação às capacidades proativas e de que forma age nos níveis da Oferta, Indústria e Cliente.
As escalas que desenvolvemos – PROMARK, CHECK-UP DAS CAPACIDADES e MKTPRO – são justamente instrumentos aptos a medir, de forma válida e confiável, o quanto a empresa está preparada para ser proativa e como isso se mostra em suas estratégias, posturas e ações no mercado.

 

As Escalas

escalas

 

O CHECK-UP das capacidades foi concebido para avaliar o comportamento da empresa em relação às oito capacidades requeridas para a Gestão Proativa.

A escala PROMARK foi desenhada para auxiliar os executivos a avaliarem o comportamento da empresa em relação a uma série de ações nas três dimensões da proatividade de mercado (Oferta / Indústria / Cliente) , ações essas que ilustram posturas das empresas proativas em relação ao mercado.

Mais recentemente, desenvolvemos a escala MKTPRO, para avaliar em que sentido o marketing das empresas tem uma natureza mais reativa ou proativa.

 

Fundamentos de Pesquisa

Importante destacar que os diagnósticos de avaliação que idealizamos ancoram-se em ampla pesquisa exploratória realizada, mais especificamente na revisão de literatura e nos resultados de entrevistas em profundidade junto a executivos da alta-gerência de diferentes organizações. Ao longo desses dez anos de pesquisa sobre proatividade investigamos mais de 500 empresas de diferentes portes, regiões e atuantes nos mais variados setores econômicos.
A finalidade dos diagnósticos é promover uma autoanálise sobre como a empresa vem atuando em relação ao mercado e como ela se comporta em relação às capacidades para a proatividade de mercado. O objetivo dessa autoanálise é ajudar as equipes a estabelecerem prioridades e cursos de ação.