Os quatro tipos de empresas

Diferentes orientações em relação ao mercado acabam por caracterizar quatro tipos distintos de empresas.

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aflitas

Empresas Aflitas

São aquelas que não possuem a habilidade de antecipar a mudança no mercado, e tampouco conseguem responder à mudança mesmo que de forma tardia. Em outras palavras, na maioria das vezes não conseguem nem mesmo serem reativas, permanecendo na inércia e na passividade diante das dinâmicas do ambiente. A empresa aflita é uma reativa que não consegue nem ao menos responder (repare na matriz: embora adote uma orientação reativa, ela não responde ao mercado). Diante da mudança empresas aflitas perguntam: “o que aconteceu?”
Essas empresas entram em estado de aflição por incapacidade, relutância ou indiferença. Diante da mudança, ficam na inércia por não terem recursos para se adaptarem, ou por relutarem a aceitar uma nova realidade, ou até, por dissimularem para si próprias que a mudança está acontecendo. Pense em algumas empresas que perderam espaços de mercado consideráveis ou até mesmo deixaram de existir: certamente você identificará um momento de aflição em sua trajetória.

 

ajustadasEmpresas Ajustadas

As ajustadas também agem somente depois do momento-zero ocorrido, mas, o que faz a grande diferença é que conseguem justamente efetivar essa ação. Geralmente buscam responder aos movimentos dos clientes, da concorrência e do ambiente como um todo, quando os efeitos de tais dinâmicas já se fazem sentir de forma bastante intensa, ou seja: agem somente quando são forçadas a agir (como fizeram as grandes montadoras ao serem surpreendidas pela Toyota).
É verdade que existem ajustadas extremamente rápidas, com uma capacidade de adaptação bastante eficaz; em muitos casos essa adaptação veloz pode realmente constituir a melhor estratégia. O problema é que uma empresa ajustada estará sempre em estado de “alerta vermelho”, o que faz com que muitas vezes tome decisões e gaste recursos de forma precipitada. Diante da mudança, as ajustadas se perguntam: “o que está acontecendo?”, justamente porque se vêm diante de algo que não previam, e que já aconteceu.

 

atentasEmpresas Atentas

Estão sempre monitorando o ambiente em busca de indícios, sintomas de mudanças em gestação. Essa capacidade permite que as empresas atentas orientem-se de forma proativa ao mercado, respondendo aos momentos-zero antes de sua própria ocorrência. O radar aguçado das empresas atentas manifesta-se na seguinte pergunta: “o que vai acontecer?”.
Empresas atentas praticam a antecipação por resposta, ou seja, respondem ao mercado antes que esse as faça ter que responder. Empresas atentas conseguem filtrar os sinais relevantes em meio ao ruído do mercado, antecipando a resposta às oportunidades ou se preparando para as ameaças trazidas pelos momentos-zero, antes e melhor do que seus competidores.

 

ativadorasEmpresas Ativadoras

Agem antes dos momentos-zero, mas não com a intenção de resposta. Ao contrário, buscam literalmente criar a mudança no mercado. Ativadoras atuam no presente tentando criar o futuro, gerando seus próprios momentos-zero e revolucionando o mercado a partir daí. Elas praticam a antecipação por criação. Ao invés de serem pegas de surpresa, as ativadoras surpreendem. Criam opções, antes mesmo de precisarem delas. Empresas ativadoras são o próprio epicentro da mudança. Elaboram novas perguntas, ao invés de procurarem por respostas às velhas perguntas de sempre. No lugar de pagarem para ver, essas empresas ativadoras dão as cartas e passam a comandar o jogo.

 quatro-perguntas

Empresas atentas e ativadoras são empresas proativas. Essas empresas exibem algumas características fundamentais que as diferem de forma saliente das empresas reativas. Confira abaixo como esse tipo de empresa se apresenta e suas diferenças em relação às empresas reativas.A Empresas proativas

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