DEZ REGRAS DE OURO DA PROATIVIDADE DE MERCADO

Postado em 06/03/2013 | Autor: Proatividade Mercado

Já comentamos aqui sobre diversos aspectos da proatividade de mercado. Tratamos das capacidades da gestão proativa, da construção de estratégias antecipatórias, relatamos casos e exemplos de proatividade, elencamos aspectos importantes no contexto de nossa abordagem. Alguns leitores nos sugeriram uma lista ao estilo de dicas para a proatividade de mercado. Um rol que sintetizasse a essência dessa estratégia.

Vão aí, então, 10 ideias básicas, regras que resumem em grande parte o que a proatividade constitui e também o que ela não é. Assimilar essas regras ou dicas ajuda em muito o desenvolvimento da proatividade de mercado. Afinal, para aplicar uma estratégia com sucesso é necessário – sempre e antes de tudo – saber exatamente o que ela significa e como funciona.

1. EMPRESAS NÃO SÃO REATIVAS POR ACASO:

A reatividade excessiva é sempre fruto de pelo menos uma dessas três fontes: marketing, estratégia e inovação. Sua empresa está sendo reativa em relação a algumas delas? Por que motivo?

2. RESPONDER DE FORMA RÁPIDA NÃO SIGNIFICA SER PROATIVO:

Embora a rapidez em responder à mudança seja uma capacidade essencial, por si só não basta para fazer uma empresa antecipar o mercado. Uma resposta, por mais rápida que seja, será sempre uma resposta.

3. O CONTRÁRIO DA PROATIVIDADE NÃO É A REATIVIDADE.

O contrário da proatividade é a inação em relação ao mercado, ou seja, a total incapacidade até mesmo de reagir. É a situação das empresas aflitas sobre as quais já comentamos. Pegas sempre de surpresa, elas atolam no pântano da inércia e de lá não conseguem mais sair.

4. A PROATIVIDADE DE MERCADO OCORRE NA OFERTA, INDÚSTRIA OU CLIENTE.

Toda estratégia tem palco em pelo menos uma dessas três dimensões. Faça o teste: elenque as principais estratégias de sua empresa no último ano e veja se alguma delas não se encaixa em uma das três dimensões estratégicas que descrevemos. Agir proativamente, portanto, começa sempre por uma dimensão em especial.

5. DUAS AÇÕES SINTETIZAM A AÇÃO PROATIVA: GERAR E MODIFICAR.

Em outras palavras, a empresa pode antecipar a mudança gerando o que não existe (um novo produto ou uma nova forma de distribuição, por exemplo) ou modificando o que já existe (agregando valor a uma oferta ou transformando a dinâmica competitiva de um setor). Simples assim.

6. NENHUMA EMPRESA É PROATIVA POR DECRETO OU ACASO:

Há que se desenvolver a chamada Gestão Proativa, ou seja, as 8 capacidades que alicerçam a Proatividade de Mercado. E nenhuma capacidade é mais importante do que outra. Todas elas formam um todo sinérgico em que a gestão das capacidades é maior do que a aplicação individual de cada uma delas.

7. PIONEIRISMO DE MERCADO NEM SEMPRE É PROATIVIVIDADE.

Repare: Foi a Amazon.com quem tornou realidade a venda de livros online em meados dos anos noventa: essa idéia, porém, já havia sido posta em prática dois anos antes por livrarias precursoras como a Charles Stack e a Computer Literacy Bookstore. Foram pioneiros como Yahoo e Alta Vista que iniciaram a ocupação do mercado de buscadores online, mas foi Google quem chegou depois para fincar a bandeira definitiva nesse novo terreno. Pegou a diferença? Chegar antes nem sempre é garantia de sucesso.

8. PROATIVIDADE E REATIVIDADE NÃO SÃO ESTRATÉGIAS EXCLUDENTES.

A proatividade de mercado não extingue a necessidade da empresa de estar atenta às necessidades dos clientes ou aos movimentos da concorrência e atores da indústria. Ser proativo não significa abandonar a reatividade, mas sim, dosar no remédio da adaptação. O equilíbrio entre estratégias proativas e reativas é benéfico e mandatório. Lembre-se: nenhuma empresa consegue ser proativa 100% do tempo. Isso nem é recomendável.

9. VISÃO ANTECIPADA NÃO TEM NADA A VER COM PREVISÃO.

Antecipar o futuro diz respeito à aplicação de um método estruturado, voltado à captação de sintomas da mudança e à construção de cenários a seu respeito. Inadvertidamente, muitas vezes esse método é substituído pelas opiniões e “palpites” dos próprios gestores sobre o futuro, que passam como que a adivinhar o que está pela frente.  Proatividade de mercado não é mágica da bola de cristal. É análise acurada sobre o futuro e suas possibilidades.

10. A PROATIVIDADE DE MERCADO NÃO É REMÉDIO PARA TODOS OS MALES.

Nenhuma estratégia o é. A proatividade é, sim, uma nova alternativa estratégica no congestionado mundo corporativo, onde as velhas fórmulas de sucesso não encontram mais vaga no estacionamento do resultado superior. Unida a outras estratégias, é mais uma possibilidade no vasto campo da gestão e suas diferentes concepções.

 



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