10 Macrotendências Nacionais: Cenários e Oportunidades para as Empresas Proativas

Postado em 05/12/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Alberto, 64 anos, frequenta uma academia de ginástica especializada para a terceira idade duas vezes por semana. Seus dois netos, Pedro, 6 anos e Clara, 3, manejam o iPad com desenvoltura e já opinam sobre onde a família vai passar as férias. José Carlos, filho de Alberto, e sua esposa Lúcia, mobiliaram a nova sala de estar da casa adquirindo todos os móveis pela internet. Eles compraram pela web também uma raquete importada para Dona Judite, 59 anos, esposa de Alberto, que está aprendendo a jogar tênis e também estuda informática.

O breve relato acima descreve cenas típicas de uma família moderna brasileira. Espelha comportamentos e atitudes que há 10 ou 15 anos nos soariam um tanto inusitados. Se analisarmos com maior acuracidade, vamos notar que eles refletem macrotendências nacionais, mudanças amplas que já há algum tempo se instalaram no horizonte social e econômico do Brasil. Em nosso ver, 10 dessas macrotendências cada vez mais direcionarão as dinâmicas de muitos mercados. Essas tendências de largo alcance já ostentam fatos bem claros, a partir dos quais se projetam cenários para os próximos 10 ou 20 anos.

Analise essas macrotendências e reflita: quais os impactos de médio e longo prazo que elas trazem para a sua empresa e seu negócio? Que oportunidades de antecipação ocultam? Que sinais elas já podem estar emitindo nos campos da Oferta, Indústria e Cliente? Sua empresa está preparada para elas?



Uma Resposta para “10 Macrotendências Nacionais: Cenários e Oportunidades para as Empresas Proativas”

  1. Wlademir Corrêa

    É uma grande tendência de convivências por conveniência!

    Responder

Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.