FATOS DE MERCADO E SINAIS DE MUDANÇAS

Postado em 11/10/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Já falamos aqui que os sinais de mudanças no mercado constituem a matéria prima básica das estratégias proativas. Perceba um sinal que ninguém está captando e com certeza você sairá na frente. Sabemos também que os sinais dividem-se em fracos e fortes, ou seja, aqueles que são nebulosos, vagos e imprecisos e aqueles que são bem mais nítidos, visíveis e palpáveis. Nessa questão surge um ponto: e os fatos de mercado, aquelas mudanças que já ocorreram ou estão ocorrendo? Como se encaixam nessa análise? São importantes ou constituem apenas oportunidades e ameaças do planejamento estratégico tradicional? Devem ser levados em conta na busca por sinais de mercado?

Afirmamos que os fatos de mercado são valiosos se – isso é importante – os estrategistas souberem dissecá-los em suas consequências futuras. Em outras palavras: fatos são pedras preciosas ainda por serem lapidadas. Como isso pode ser feito? Antes de tudo é preciso listar os fatos relevantes do macroambiente, ou seja, aqueles acontecimentos que dizem respeito a mudanças Políticas, Econômicas, Sociais e Tecnológicas (a boa e velha Análise PEST). Acrescente aí as mudanças Ambientais, uma variável que não pode mais ser negligenciada. Junte a isso fatos mais específicos do seu mercado de atuação. Pronto: a empresa terá aí um bom material para trabalhar.

Para ilustrar esse processo, vamos listar 5 fatos marcantes do ambiente demográfico, os quais já estão trazendo – e trarão ainda muito mais – diversos impactos sobre inúmeros mercados. Perguntamos: que sinais podem ser retirados daí? Que mudanças esses fatos terão trazido em um futuro relativamente próximo (3 anos?). O que esses fatos ainda não estão dizendo claramente? Faça a sua análise e reflita.

  1. Queda abrupta da taxa de natalidade. Hoje, no Brasil, um casal não mais repõe um casal. Dos inacreditáveis seis filhos por mulher da década de 60, a taxa de natalidade migra para 1,5 filhos na média nacional. Estamos nos igualando aos países desenvolvidos nesse quesito.
  2. Aumento notável da longevidade. Cada vez se vive mais e melhor. Em 2030 seremos um país de “velhos”, com cerca de 40 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Serão cerca de 80 idosos para 100 jovens. Nossa pirâmide populacional já não é mais uma pirâmide, mas sim, tem agora aspecto de jarro (mais largo na parte central do que na base).
  3. Estagnação do crescimento populacional. Segundo o IBGE, em 2040 a população brasileira parará de crescer, atingindo cerca de 216 milhões de habitantes. Desses, 150 milhões estarão na ativa, enquanto teremos mais de 60 milhões de aposentados.
  4. Crescimento das megalópoles. Segundo a ONU, até 2025 serão 37 cidades gigantes com mais de 10 milhões de habitantes no planeta. Daqui a vinte anos quase 2/3 da população mundial viverá em centros urbanos.
  5. Urbanização da população brasileira. A aglomeração das pessoas nos centros urbanos é ainda mais marcante no Brasil. Hoje, quase 85% dos 190 milhões de brasileiros já vivem em áreas urbanas. Deixamos de ser uma nação rural.

Os fatos acima listados – apenas uma pequena amostra das mudanças que já enfrentamos – com certeza têm muito a dizer. É necessário, no entanto, deter a capacidade de traduzi-los. Essa habilidade pode e deve ser treinada e desenvolvida pelos gestores da organização que ambiciona construir estratégias proativas de mercado. Que tal começar agora?



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.