“NEW MEGA TRENDS”: SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O FUTURO?

Postado em 03/04/2013 | Autor: Proatividade Mercado

A essência do pensamento proativo é a antecipação do futuro. Empresas proativas praticam o que chamamos de futuro-hoje, ou seja, agem no presente para antecipar as mudanças no mercado. Nossas pesquisas comprovam que, em geral, as empresas adotam uma postura reativa diante do futuro: aguardam pelas mudanças e vão se adaptando a elas. Como gostamos de dizer, são empresas reféns do presente e guiadas apenas por uma visão de curto prazo.

Não que o curto prazo seja dispensável – é bom que se diga – nos manuais de gestão. Ao contrário, nenhuma empresa pode prescindir dele. Mas o problema é quando a pressão do curto prazo não é bem gerenciada e a empresa vai aos poucos perdendo a visão de futuro, uma danosa miopia em tempos de transformações tão velozes e profundas em todos os mercados.

Em nossos debates sobre proatividade de mercado costumamos “provocar” executivos e empresários com a seguinte questão: como sua empresa enxerga o mercado daqui a 10 ou 15 anos?  Ou então: que imagens do futuro sua empresa desenha para a próxima década nas dimensões da Oferta (produtos e serviços), da Indústria (cadeia de valores do setor) e do Cliente (preferências e necessidades de consumo)? Em geral as respostas carecem de acuidade, e o futuro continua sendo uma incógnita para muitas empresas.

Para inspirar gestores e estrategistas a descortinarem de forma proativa o futuro de suas empresas que tal falarmos de grandes tendências que transformarão mercados e clientes a partir de 2020? A expressão New Mega Trends¹ dá título ao livro do consultor Sarwant Singh, associado à Frost & Sullivan, empresa global de consultoria com foco em gestão de crescimento. Para o autor, mega trends são forças macroeconômicas globais que impactarão negócios, a economia, a sociedade, culturas e vidas pessoais.

Convidamos o leitor para conhecer no quadro abaixo algumas das novas mega tendências focadas no livro.

 

¹ New Mega Trends: Implications For Our Future Lives, editado pela Palgrave Macmillan, 2012
² Por opção nossa, a denominação de cada tendência está mantida no original em inglês.
³ “European Home Automation Markets”, Frost & Sullivan, 2000.

Procure analisar os impactos de cada uma dessas mega tendências nos negócios de sua empresa. Este é um exercício necessário para que se comece a praticar hoje o que chamamos de senso de futuro. A partir daí, sua empresa pode se preparar melhor para construir estratégias proativas de mercado.

 



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.