Crônica de uma morte anunciada: E o Orkut chega ao fim

Postado em 28/07/2014 | Autor: proatividade

O QUE SE ESPERAVA HÁ TEMPOS ACONTECEU.  O Google anunciou oficialmente o fim do Orkut. E a morte já tem data: 30 de setembro de 2014. Criado em janeiro de 2004, o Orkut reinou absoluto no mundo das redes sociais por quase uma década. No auge, chegou a ter 40 milhões de usuários. Era a comunidade com primazia total no mundo web. Hoje, perdeu totalmente sua relevância. A pergunta que não quer calar: por que o Orkut ficou para trás?

A ascensão do Facebook (que em 2012 ultrapassou o Orkut em usuários) é colocada sempre como a causa da derrocada da rede. É claro que Google não assume essa ideia, e coloca o fim do Orkut como consequência de uma ação deliberada. Segundo seus executivos, o crescimento de outros serviços da própria empresa — como YouTube, Blogger e Google+ — é apontado como o principal motivo para descontinuar o Orkut. Segundo Google, o que houve então foi canibalismo da própria oferta. Será?

A verdade, contudo, é que desde o final de 2011 o Orkut perdeu a preferência (principalmente dos brasileiros) para o Facebook. Também se deve notar que Google sempre dedicou pouca atenção à rede. Ou seja, falta de interesse pela marca e falta de interesse pelo mercado. Não há oferta que resista. A morte anunciada do Orkut se acentuou ainda mais em 2012, quando Google começou a integrar os serviços do Orkut ao Google+, deixando claro qual seria sua prioridade em termos de redes sociais.

Causas à parte, a realidade é que o mercado é implacável: Orkut entrou em 2014 sentado na sexta posição no Brasil em acessos. O site viu o Facebook dominar o mercado em passo acelerado, diminuindo seu número de acessos no país para seis milhões mensais, contra 67 milhões da invenção de Mark Zuckerberg.

E no mundo o Orkut também definha. Na 40ª posição, ele só tem 0,4% dos acessos únicos a redes sociais, com 6,9 milhões mensais (e, desses, 87% são brasileiros). O ranking mundial também mostra o Facebook na liderança, cobrindo mais da metade dos usuários de internet no mundo (51,1%), com cerca de 850 milhões de acessos únicos por mês.

 

E o futuro, o que reserva? No mundo volátil, incerto e arenoso da web, muito se especula sobre o futuro de outras redes sociais. E o alvo das especulações, obviamente, é o onipresente Facebook. Especialistas de Princeton, por exemplo, ventilam que o maior e o mais popular site de rede social do mundo deverá perder boa parte de seu poder nos próximos três anos. De acordo com uma recente pesquisa, asseguram que o Facebook perderá um total de 80% dos seus usuários até 2017. A causa é singela: A perda de interesse ao longo do tempo pelos amigos inscritos no Facebook.

O Facebook saberá se reinventar proativamente? Canibalizará sua rede principal em prol da plataforma WhatsApp comprada? Ou será o Orkut do amanhã?

Mas, enfim, o Orkut se foi.

Adeus Orkut.



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.