Clipping

Leonardo Araújo fala sobre “Inovação e Liderança” no Fórum de Presidentes do Sistema OCB/MS – 01/12/16
Leonardo Araújo fala sobre “Inovação e Liderança” no Fórum de Presidentes do Sistema OCB/MS – 01/12/16

Lideres proativos devem fomentar a cultura de inovação na empresa”. Essa e outras reflexões foram estimuladas por Leonardo Araújo em sua palestra durante o I Fórum de Presidentes de Cooperativas, evento promovido pelo Sistema OCB/MS. O Prof. Leonardo Araújo também abordou conceitos sobre gestão da inovação e trouxe casos e experiências de empresas de diversos segmentos de negócio.

...
Palestra de Leonardo Araújo no evento “Espirito Santo Competitivo” – 25/11/16
Palestra de Leonardo Araújo no evento “Espirito Santo Competitivo” – 25/11/16

Inovação & Tecnologia foi o tema da palestra do Prof. Leonardo Araújo  no evento “Espirito Santo Competitivo”, promovido pela Rede Gazeta ES.

Leonardo Araújo abordou os desafios e oportunidades da revolução digital no mundo dos negócios. “O imperativo para qualquer empresa não é ser digital, mas ter uma estratégia de negócio que contemple o digital como fonte de inovação”, afirmou.  Na oportunidade, Leonardo Araújo participou como entrevistado do Jornal Bom Dia Espírito Santo.

...
Leonardo Araújo palestra sobre Inovação no Seminário Nacional de Transporte Cooperativo – 14/06/2016
Leonardo Araújo palestra sobre Inovação no Seminário Nacional de Transporte Cooperativo – 14/06/2016

Inovação só faz sentido se impactar o mercado e melhorar a vida das pessoas”. Essa e outras reflexões foram trazidas pelo Prof. Leonardo Araújo em sua palestra para dirigentes de cooperativas do setor de transportes. Leonardo Araújo defendeu a necessidade da inovação ser encarada como uma escolha estratégia pelas empresas. Também foram focados conceitos sobre a dimensão tecnológica e o lado humano da inovação.

...
Gestão de Mercado foi tema da palestra de Leonardo Araújo em evento da OCEMG – 01/04/2016
Gestão de Mercado foi tema da palestra de Leonardo Araújo em evento da OCEMG – 01/04/2016

O Prof. Leonardo Araújo palestrou para 350 dirigentes e gestores de Cooperativas no grande evento de lançamento do 4º Ciclo do PDGC – Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. O tema da palestra foi “Gestão Orientada para Mercado”. Em sua abordagem, Leonardo Araújo mergulhou nos desafios e oportunidades para o desenvolvimento de estratégias proativas de mercado.

...
Palestra sobre proatividade reúne empresários da RS óleo e gás em Caxias do Sul (RS) – 07.10.15

Proatividade e Antecipação do Futuro: esse foi o tema da palestra proferida pelo consultor Rogério Gava, em encontro que reuniu empresários da Associação RS Óleo e Gás em Caxias do Sul. O evento foi promovido pelo SEBRAE-RS e teve inserção nos Workshops de Oportunidades promovidos pela Associação. Um público seleto de empresários ligados ao setor ouviu a explanação sobre como construir estratégias proativas. Gava apresentou aos participantes casos de sucesso de empresas pesquisadas e o que fazer para tornar o negócio mais proativo e inovador. Um dos tópicos da apresentação disse respeito aos quatro tipos de posturas das empresas em relação ao mercado, cada uma delas relacionadas ao comportamento de quatro animais conhecidos. Experiências, exemplos e práticas do dia-a-dia das empresas também foram temas abordados e discutidos com os presentes.

Proatividade de mercado é tema do Fórum de Administração em Nova Prata (RS) – 06.10.15

O professor e consultor Rogério Gava, palestrou para acadêmicos, empresários e autoridades locais, na abertura do 21º Fórum de Administração e 10º Fórum de Ciências Contábeis promovido pela Universidade de Caxias do Sul – Campus Nova Prata. A palestra teve como foco a importância da proatividade de mercado em tempos de turbulências e dinâmicas da mudança. Gava discorreu sobre casos de proatividade e inovações que mudaram as regras do mercado e da competição em vários setores, chamando a atenção para a importância da antecipação do futuro para a lucratividade e o resultado superior. Também enfatizou os obstáculos que dificultam a tomada de ação proativa por parte das empresas e os pecados que podem levar as organizações a perderem o rumo dos negócios. Fechando a noite, Gava lembrou aos presentes da importância da criação de valor único para o mercado e qual o papel da proatividade nesse processo.

IBRAVIN e SEBRAE promovem palestra sobre proatividade em Bento Gonçalves (RS) – 28.09.15

Mudança, Proatividade e Mundo vinícola, foi o tema da palestra proferida pelo professor e consultor da Rogério Gava, para empresários filiados ao IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho, em Bento Gonçalves. O encontro foi promovido pelo SEBRAE-RS e contou com a presença empresários do setor. Na ocasião, Gava apresentou um panorama atual do mundo do vinho diante das mudanças que se aproximam, e expôs estatísticas e fatos que já estão moldando uma nova realidade nessa indústria. O público – formado por empresários vinícolas do Vale dos Vinhedos, primeira região do Brasil a obter Indicação de Procedência e Denominação de Origem (DO) de vinhos no país –, ouviu o relato sobre as perspectivas da mudança no setor. Gava discorreu também sobre a importância das empresas estarem atentas e ativarem a mudança antes do que os concorrentes. Os erros que levam os gestores a entrarem em “aflição estratégica” por falta de proatividade foi um dos temas explorados e debatidos com os empresários. Casos de sucesso e de insucesso em estratégia também pautaram o debate, que trouxe exemplos práticos e voltados à realidade empresarial.

Palestra sobre crise e estratégias proativas reúne empresários em Carlos Barbosa (RS) – 21.07.15

Empresários associados ao SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul RS – participaram de encontro sobre Proatividade e Antecipação do Futuro em Carlos Barbosa, nas dependências da empresa Tramontina. O professor e consultor Rogério Gava apresentou aos participantes um panorama do contexto econômico e como as estratégias proativas podem fazer a diferença nesse cenário. Casos de sucesso de empresas proativas foram apresentados, bem como dicas para tornar o negócio mais proativo e inovador. Gava também ressaltou os quatro tipos de posturas das empresas em relação ao mercado, cada uma delas relacionadas ao comportamento de quatro animais conhecidos. Os erros estratégicos que levam ao excesso de reação e a falta de postura proativa foram aspectos abordados e debatidos com o público presente.

Leonardo Araujo concede entrevista para a Revista Supermercado Moderno
Leonardo Araujo concede entrevista para a Revista Supermercado Moderno

O Prof. Leonardo Araujo concedeu entrevista para a Revista Supermercado Moderno, abordando conceitos e casos de proatividade  no setor supermercadista. Leonardo Araujo ressaltou que a inovação é o caminho para as empresas desenvolverem estrategias proativas de mercado, antecipando tendencias do setor.

...
Palestra “Marketing e Proatividade de Mercado” – SEBRAE-MG, 29/07/15
Palestra “Marketing e Proatividade de Mercado” – SEBRAE-MG, 29/07/15

Leonardo Araújo palestrou para Gerentes e Técnicos do Sebrae-MG sobre o tema “Marketing e Proatividade de Mercado”. Ao iniciar a sua abordagem, Leonardo falou sobre as “quatro chaves da proatividade” onde o marketing exerce papel crucial para tornar a empresa mais inovadora e capaz de educar e dirigir o mercado. Vários conceitos e cases de marketing proativo foram apresentados. No último bloco da palestra, algumas megatendências do marketing foram analisadas, dentre elas: data-driven marketing, redes sociais integradas ao negócio e multichannel marketing.

Palestras sobre Proatividade de Mercado para empresários e gestores do setor de supermercados – Belo Horizonte 20/05/15 e recife 09/06/15
Palestras sobre Proatividade de Mercado para empresários e gestores do setor de supermercados – Belo Horizonte 20/05/15 e  recife 09/06/15

Dando sequência à jornada de palestras no ENCONTRO DE LIDERES, promovido pela Revista Super Mercado Moderno, o Prof. Leonardo Araújo abordou o tema “Proatividade de Mercado” em eventos realizados em Belo Horizonte e Recife. A Fundação Dom Cabral é um dos apoiadores do Encontro de Líderes, através do Programa PAEX – Parceiros para a Excelência, levando temas de ponta em gestão para serem debatidos com os dirigentes do setor supermercadista. O Prof. Leonardo discorreu sobre as oportunidades e vantagens da implantação de estratégias proativas de mercado para aumentar a competitividade das empresas no setor. Vários cases de inovação foram mostrados ao longo da palestra que será realizada em mais cinco capitais brasileiras.

Economia, competição e proatividade são tema de palestra em Vila Flores RS – 19.05.15
Economia, competição e proatividade são tema de palestra em Vila Flores RS – 19.05.15

Em evento realizado pelo SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul RS –  nas dependências da empresa Micromazza, em Vila Flores, RS, Flores da Cunha, o professor e palestrante Rogério Gava abordou o tema: Perspectivas Econômicas 2015: Estratégias em Tempos Competitivos. A apresentação abordou a importância das estratégias proativas no cenário de negócios atual. Empresários do segmento prestigiaram o encontro e ouviram atentamente as análises e casos apresentados. Gava discorreu sobre a relevância da antecipação do futuro em tempos de crescimento lento e estagnação econômica. A palestra traçou uma panorama do contexto presente, analisando as principais perspectivas para 2016. Estratégias e táticas para as empresas serem mais competitivas frente aos novos cenários também pautaram a apresentação. Casos de empresas proativas foram expostos, dissecando-se as táticas e modos de atuação das organizações inovadoras em termos de produtos e serviços para o mercado.

Palestra sobre pricing reúne empresários em Caxias do Sul – 12.05.15
Palestra sobre pricing reúne empresários em Caxias do Sul – 12.05.15

“Precificar bem não tem Preço!”. Esse foi o tema da palestra proferida pelo professor e consultor da AeG Business, Rogério Gava. O evento foi realizado em parceria com a Aliar –  Integração de Negócios, de Caxias do Sul. Um público seleto de empresários ouviu atentamente a explanação sobre como construir preços de forma estratégica e assertiva. Gava apresentou aos participantes as diferenças entre as principais abordagens de precificação e o importante papel do valor percebido na matemática dos preços. Uma das questões levantadas na apresentação disse respeito ao pricing proativo, uma visão mais abrangente e holística sobre a formação de preços para o mercado. Questões psicológicas ligadas à percepção de preço e valor foi um dos pontos de grande interesse por parte da plateia. Ao final, um bate papo sobre o tema fechou o encontro e propiciou aos participantes a troca de ideias e experiências sobre pricing.

Palestra “Empresas Proativas: Como vencer pela antecipação” – Belo Horizonte – 07/05/2015
Palestra “Empresas Proativas: Como vencer pela antecipação” – Belo Horizonte – 07/05/2015

O 19º Congresso Mineiro Sobre Gestão de Pessoas, promovido pela ABRH-MG, contou com palestra do Consultor e Professor Associado à FDC Leonardo Araújo. Em sua abordagem, o palestrante explorou as quatro chaves para a proatividade: Estratégia / Marketing / Inovação / Pessoas. Segundo Leonardo Araújo, “a gestão proativa dessas quatro disciplinas abre as portas para o seleto clube  das empresas que usam a inovação para antecipar tendências de mercado”. A chave Pessoas foi especialmente focada na palestra. Foram mostrados resultados de pesquisas e cases que comprovam a importância estratégia da gestão de recursos humanos na formação de um mindset de proatividade nas empresas.

...
Palestra “Proatividade de Mercado: Como preparar sua empresa para antecipar mudanças” – Porto Alegre – 29/04/15
Palestra “Proatividade de Mercado: Como preparar sua empresa para antecipar mudanças” – Porto Alegre – 29/04/15

O tema da Proatividade de Mercado foi tema central de palestra do Prof. Leonardo Araújo no evento ENCONTRO DE LÍDERES, promovido pela Revista Supermercado Moderno.  A FDC, através do Programa PAEX – Parceiros para a Excelência – é um dos provedores de conteúdo do evento. O ENCONTRO DE LÍDERES acontecerá em oito capitais brasileiras, reunindo empresários e gestores do setor de varejo alimentar & autosserviço . O Prof. Leonardo Araújo explorou a gestão proativa, mostrando as capacidades e atitudes requeridas para a empresa ser capaz de construir a EPM – Estratégia Proativa de Mercado voltada para a antecipação de mudanças. Durante a palestra foram mostrados vários exemplos de inovação e também os desafios e oportunidades que se apresentam para as empresas  do setor. Ao final da palestra foi abordado o CASE PALATO DE PROATIVIDADE DE MERCADO. A rede PALATO, empresa parceira da FDC e sediada em Maceió, tem uma trajetória bastante proativa no mercado e hoje opera com um portfólio diferenciado de ofertas e uma filosofia de trabalho voltada para a excelência na experiência de compra.

 

 

...
Perspectivas econômicas e Proatividade são tema de palestra no SIMECS – 15.04.15
Perspectivas econômicas e Proatividade são tema de palestra no SIMECS – 15.04.15

Em evento realizado no auditório do SIMECSSindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul RS – o professor Rogério Gava, consultor da AeG Business Consultoria e Assessor de Planejamento do Sindicato, abordou a importância das estratégias proativas no cenário econômico atual. A palestra trouxe inicialmente uma radiografia das perspectivas para 2015 e o que se pode esperar para o restante do ano e 2016. Em um segundo momento, Gava discorreu sobre a importância da proatividade em ambientes de turbulência econômica como o que estamos vivendo.

Cerca de 50 empresários do segmento prestigiaram o encontro promovido e ouviram atentamente durante uma hora e meia as análises e casos apresentados. O palestrante discorreu sobre a relevância da antecipação do futuro em tempos de crescimento lento e estagnação econômica. A palestra traçou uma visão realista do contexto presente, discorrendo sobre o comportamento dos principais indicadores econômicos e seu impacto nos negócios. Estratégias e táticas para as empresas serem mais competitivas frente aos novos cenários também pautaram a apresentação. Histórias de sucesso de empresas proativas foram expostas, levando ao público presente questões importantes como criação de valor e o papel da inovação proativa para os negócios do setor. Ao final, um público interessado fez perguntas e trocou ideias sobre o tema em pauta.

...
Contexto econômico e estratégias para enfrentar a crise em debate na Rádio Spaço FM – 11.04.15
Contexto econômico e estratégias para enfrentar a crise em debate na Rádio Spaço FM  – 11.04.15

O professor Rogério Gava, consultor da AeG Business Consultoria, participou de debate sobre o contexto econômico atual e estratégias contra a crise na Rádio Spaço FM, de Farroupilha, RS. No programa Spaço Livre, Gava apresentou uma radiografia das perspectivas para 2015, discorrendo sobre o comportamento dos principais indicadores econômicos e seu impacto nos negócios. O consultor traçou para os ouvintes uma visão ampla e realista do contexto presente, ao mesmo tempo em que mostrou o que os consumidores podem fazer para se protegerem dos efeitos de uma inflação alta e dinheiro escasso. Ao final, Gava explicou como uma boa estratégia pode tornar a empresa mais competitiva nestes tempos de crise, abordando a relevância da antecipação da mudança e da proatividade de mercado nos negócios.

...
Proatividade pauta encontro de consultores do SEBRAE em Caxias do Sul RS – 27.03.15
Proatividade pauta encontro de consultores do SEBRAE em Caxias do Sul RS – 27.03.15

O professor Rogério Gava palestrou para consultores do SEBRAE/RS reunidos em evento na cidade deCaxias do Sul. O tema da apresentação centrou-se no papel da proatividade de mercado para as empresas e como essa abordagem pode ser inserida no universo da consultoria. Gava – que é consultor da AeG Business Consultoria Estratégica – apresentou casos de sucesso de empresas notadamente proativas, discorrendo por quase duas horas sobre a importância das estratégias antecipatórias para os negócios. As capacidades para a construção da proatividade empresarial também foram analisadas pelos presentes, que puderam entender de que forma as empresas podem preparar o terreno para a proação. Ao final, os consultores puderam conferir as 7 lições estratégicas essenciais e sua aplicação no planejamento estratégico de empresas de pequeno e médio porte.

Perspectivas econômicas e Proatividade são tema de palestra em Flores da Cunha RS – 26.03.15
Perspectivas econômicas e Proatividade são tema de palestra em Flores da Cunha RS – 26.03.15

Em evento realizado pelo SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul RS –  em parceria com a Câmara Setorial de Metalurgia do Centro Empresarial de Flores da Cunha, o professor e palestrante Rogério Gava abordou a importância das estratégias proativas no cenário econômico atual. Empresários do segmento prestigiaram o encontro promovido e ouviram atentamente as análises e casos apresentados. Gava discorreu sobre a relevância da antecipação do futuro em tempos de crescimento lento e estagnação econômica. A palestra traçou uma radiografia do contexto presente, discorrendo também sobre as principais perspectivas para o futuro. Estratégias e táticas para as empresas serem mais competitivas frente aos novos cenários dos negócios também pautaram a apresentação. Histórias de sucesso de empresas proativas foram expostas, levando ao público presente questões importantes como criação de valor e o papel da inovação proativa para os negócios do setor.

Empresários do setor metalmecânico analisam contexto econômico e a importância da Proatividade em Bento Gonçalves RS – 25.03.15
Empresários do setor metalmecânico analisam contexto econômico e a importância da Proatividade em Bento Gonçalves RS – 25.03.15

Em evento conjunto realizado pelo SEBRAE/RS e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME) nas dependências do Dall’Onder Grande Hotel, o professor e palestrante Rogério Gava falou sobre a importância da proatividade e da estratégia no contexto econômico atual. Mais de 100 empresários do segmento prestigiaram o café da manhã promovido e ouviram atentamente as análises e casos apresentados. Gava – que é consultor da AeG Business Consultoria Estratégica – discorreu durante mais de uma hora sobre a importância das estratégias proativas em tempos de crescimento lento. A palestra trouxe uma análise econômica do cenário presente e as perspectivas para o futuro próximo, no Brasil e no Mundo. A apresentação também focou as estratégias e táticas para as empresas serem mais competitivas frente aos novos cenários dos negócios. Histórias de sucesso de empresas proativas foram expostas, trazendo ao público questões importantes na agenda estratégica, como criação de valor, inovação, análise de tendências e sinais de mercado e a antecipação da mudança. Ao final, Gava comentou com todos os participantes sobre as 7 lições estratégicas essenciais e sua aplicação prática no planejamento diário das empresas.

...
Empresários de Farroupilha debatem contexto econômico e a importância da Proatividade – 24.03.15
Empresários de Farroupilha debatem contexto econômico e a importância da Proatividade – 24.03.15

Em Café da Manhã realizado pelo SEBRAE/RS em Farroupilha nas dependências do Restaurante Parque dos Pinheiros – com promoção conjunta da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços – o professor Rogério Gava palestrou sobre a importância da proatividade e da estratégia no contexto econômico atual. Cerca de 70 empresários

de pequenas e médias empresas prestigiaram o evento. Gava – professor e consultor da AeG Business –  discorreu durante uma hora sobre a importância das estratégias proativas em tempos de crescimento lento e vendas em queda. A palestra trouxe uma radiografia do cenário econômico presente, no Brasil e no Mundo, abordando em seguida as estratégias e táticas para as empresas serem mais competitivas frente aos novos cenários dos negócios. Casos de sucesso foram apresentados e um público atento ouviu com atenção tópicos como criação de valor, inovação, análise de tendências e sinais de mercado e a elaboração de estratégias proativas.

Proatividade de mercado é tema de palestra no trino Polo/RS – 13.03.15
Proatividade de mercado é tema de palestra no trino Polo/RS – 13.03.15

O tradicional evento Bom-Dia TI promovido pelo TRINO POLO/RS – Polo de Informática de Caxias do Sul –, realizado no Hotel Blue Tree, contou em sua 56ª edição com a presença do professor Rogério Gava. Gava palestrou sobre o momento econômico atual e suas perspectivas, e a importância da proatividade e da estratégia nesse contexto. Cerca de 90 empresários e gestores

de empresas de tecnologia prestigiaram o evento. O professor e consultor da AeG Business apresentou casos de sucesso em proatividade e como essa estratégia pode alavancar a lucratividade das empresas em tempos difíceis. A palestra trouxe uma abordagem sobre as principais lições sobre estratégias e os erros usuais dos gestores quando de sua construção. Um público atento ouviu com atenção tópicos como criação de valor, inovação, análise de tendências e sinais de mercado e a construção de estratégias proativas.

...
Momento Econômico e Proatividade em debate no SEBRAE/RS – 27.02.15
Momento Econômico e Proatividade em debate no SEBRAE/RS – 27.02.15

Em Café da Manhã promovido pelo SEBRAE/RS Regional Serra Gaúcha em Caxias do Sul,realizado na  Câmara da Indústria, Comércio e Serviços,

o professor Rogério Gava palestrou sobre a importância da proatividade e da estratégia no contexto econômico atual. Mais de cem empresários e gestores

de pequenas e médias empresas prestigiaram o evento. O Prof. Gava discorreu sobre a importância das estratégias proativas em tempos de crescimento lento e incertezas em relação ao futuro. A palestra trouxe uma radiografia do cenário econômico presente, no Brasil e no Mundo, abordando em seguida as estratégias e táticas para as empresas serem mais competitivas frente aos novos cenários dos negócios. Casos de sucesso foram apresentados e os participantes puderam conhecer o que as empresas proativas fazem de diferente e quais as lições estratégicas que não podem ficar de fora da agenda de um empreendedor.

Proatividade de Mercado em debate com empresários do alto Tietê – SP – 28/10/14
Proatividade de Mercado em debate com empresários do alto Tietê – SP – 28/10/14

Em evento promovido pelo CIESP de Mogi das Cruzes e pela Effectio Gestão e Qualidade – associada da  FDC na Baixada Santista e Alto Tietê – o Prof. Leonardo Araújo palestrou sobre o tema “Empresas Proativas” para empresários e gestores da região. Na oportunidade, foi apresentado o case EMIBRA, pelo Diretor  Industrial Danilo Braghilori. A EMIBRA é uma das mais importantes fabricantes de embalagens do Brasil e suas estratégias proativas na oferta de soluções inovadoras  têm contribuído para a fidelização de clientes.

 

...
Proatividade em debate com empresários e gestores capixabas – 21 e 22/10/14
Proatividade em debate com empresários e gestores capixabas – 21 e 22/10/14

A convite da DVF – Consultoria e Educação Empresarial, associada da FDC no Espírito Santo, o  prof. Leonardo Araújo levou o tema daproatividade de mercado para ser debatido com lideranças empresarias dos setores de transportes e de supermercados.
O primeiro evento ocorreu no Transcares – Sindicado da Empresas de Transportes e Cargas e o tema em foco foi “Estratégias Proativas de Negócio” onde foram abordadas as quatro chaves da proatividade:estratégia, marketing, inovação pessoas.

O segundo evento foi o Forum Empresarial da Acaps – Associação Capixaba de Supermercados, onde o Prof. Leonardo Araújo palestrou sobre o tema “Marketing Proativo: Como antecipar preferências e necessidades dos clientes, apresentando conceitos e práticas da proatividade no mundo do marketing.

 

...
Câmara da Mulher realiza com sucesso palestra “Empresas Proativas” – 24/09/14
Câmara da Mulher realiza com sucesso palestra “Empresas Proativas” – 24/09/14

Em evento promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araxá MG – o Prof. Leonardo falou sobre o tema “Empresas Proativas” para uma plateia de mais de 100 empreendedores e gestores. Durante o encontro o Prof. abordou como as empresas podem construir estratégias proativas para antecipar mudanças no mercado e superar a concorrência. Vários cases de sucesso foram apresentados e debatidos com os presentes.

...
Os desafios de ser proativo no marketing – 10/09/2014
Os desafios de ser proativo no marketing – 10/09/2014

O Prof. Leonardo Araújo concedeu entrevista para o Portal MUNDO DO MARKETING abordando as capacidades necessárias para as empresas desenvolverem o marketing proativo.

Em seus fundamentos, o marketing proativo busca antecipar necessidades e preferências dos clientes e indica caminhos para a construção de propostas de valor diferenciadas das ofertas dos concorrentes. O Prof. Leonardo Araújo argumentou que cada vez mais o marketing é inovação e vice-versa, ou seja, em mercados muito congestionados, o marketing deve buscar a inovação na conhecida gestão dos 4 Pês: Product / Price / Place / Promotion. Durante a entrevista, o Prof. discorreu sobre os cinco antecedentes do marketing proativo (habilidades que as empresas devem desenvolver para serem capazes de praticar o chamado marketing de antecipação: 1) autonomia da área de marketing; 2) balanço entre o curto e o longo prazo; 3) integração marketing / P&D / inovação; 4) pesquisa proativa de marketing; 5) criatividade para otimizar recursos.  Esses antecedentes foram identificados e validados em pesquisa com mais de 30 altos executivos de marketing de empresas de diversos ramos de atuação.

Artigo destaca a Proatividade como prática para obtenção de resultados superiores – 21/07/2014
Artigo destaca a Proatividade como prática para obtenção de resultados superiores – 21/07/2014

Em artigo assinado pelo  Gerente de Projetos e Coordenador Geral da Rede PAEX da FDC, Paulo Emílio Carreiro, a proatividade de mercado (capacidade de antecipação de mudanças)  é destacada com uma das três práticas determinantes para a busca de eficiência empresarial no contexto das pequenas e médias empresas. Além da proatividade, o artigo faz referência à  importância do foco em gestão estratégia a ser refinado pelos dirigentes dessas empresas e às práticas éticas e reputação como ativos valiosos. O artigo reforça o papel das  empresas e empresários para melhoria da competitividade do Brasil – que encontra-se em queda segundo a edição 2014 do World Competitiveness Yearbook, publicado pelo  IMD na Suíça. E traz um alerta para o Governo que deve fazer a sua parte no que tange ao desempenho da economia, infraestrutura e eficiência na gestão pública.

...
“Marketing Proativo” é tema de artigo dos professores Leonardo Araújo e Rogério Gava
“Marketing Proativo” é tema de artigo dos professores Leonardo Araújo e Rogério Gava

Os professores Leonardo Araújo e Rogério Gava mostram nesse artigo da Revista DOM da FDC (Nr. 23, MAR-JUN 2014) as conclusões de pesquisa realizada no tema. O artigo evidencia como como o marketing proativo pode levar à antecipação de mudanças no mercado e aumentar a competitividade da empresa. Segundo os pesquisadores, “… um dos entraves que dificulta uma ação proativa das empresas é justamente uma lógica de marketing responsiva”. A investigação foi feita mediante pesquisa qualitativa que  envolveu mais de 30 entrevistas em profundidade com executivos seniores de marketing de empresas de diversos setores. As indagações-chave que nortearam a pesquisa foram:  a) “O que é Marketing Proativo”; b)  “Quais os antecedentes dessa estratégia” ;  c)  “Como funciona o Marketing Proativo”. O artigo apresenta e discute as cinco capacidades que habilitam as empresas a praticarem o marketing proativo.

Proatividade para alavancar vendas durante a copa – 28/06/14
Proatividade para alavancar vendas durante a copa – 28/06/14

O Para turbinar  vendas durante a Copa do Mundo, imobiliárias de Fortaleza utilizam estratégias  proativas de promoção. Confira  a matéria publicada no Caderno de Imóveis do Jornal O POVO.

O livro “Empresas Proativas” foi referenciado na reportagem.

...
Leonardo Araújo debate antecipação de mudanças com empresas de transporte – 28/03/14
Leonardo Araújo debate antecipação de mudanças com empresas de transporte – 28/03/14

O Prof. Leonardo Araújo foi convidado pela UCT – Universidade Corporativa do Transporte  para palestrar sobre o  tema “Como Antecipar Mudanças e Gerenciar a Imagem das Empresas de Transporte” com executivos de empresas de transporte do Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento foram debatidas questões relevantes para o setor como mobilidade urbana, manifestações sociais e reputação das empresas de transporte. O Prof. Leonardo Araújo defendeu que a proatividade de mercado pode contribuir para a inovação e maior competitividade das empresas.

...
Proatividade e Eficácia em Gestão pautam a manhã do 39o. EPEC
Proatividade e Eficácia em Gestão pautam a manhã do 39o. EPEC

O EPEC – Encontro Paranaense de Entidades de Classe, promovido pelo CREA/PR em Foz do Iguaçu, de 03 a 05/11/13,  contou com tema “proatividade de mercado” em sua agenda  de palestras magnas. O Professor Leonardo Araújo apresentou conceitos e casos de proatividade para cerca de 300 participantes do evento, convidando-os a refletir sobre os desafios e beneficios da antecipação de mudanças no mercado.

...
Proatividade e Gestão Pública: Realidade e Desafios – 21/08/13
Proatividade e Gestão Pública: Realidade e Desafios – 21/08/13

Com esse tema o professor Rogério Gava realizou a palestra de abertura do IV Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas, realizado em Belo Horizonte no período de 21 a 23 de Agosto. Voltado para os servidores e dirigentes das unidades de educação corporativa do Tribunal de Contas da União, dos Estados e dos Municípios, o encontro é realizado anualmente, refletindo a preocupação dos tribunais com o desenvolvimento e capacitação de seus servidores. Gava falou sobre o tema da Proatividade na Gestão Pública. A apresentação contemplou a proatividade em sua importância específica para as empresas públicas, que cada vez mais se inserem no contexto das boas práticas gerenciais. Uma plateia formada por servidores dos Tribunais de Contas de todo o país ouviu atenta às questões abordadas e aos casos de proatividade debatidos. O evento aconteceu na sede do TCE mineiro, com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo e da Rede de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas.

...
Empresas Distribuidoras Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado – 06/08/13
Empresas Distribuidoras Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado – 06/08/13

Esse foi o tema de palestra proferida pelo Professor Leonardo Araújo no 33º Congresso Anual do Atacadista Distribuidor, realizando em agosto no Centro de Convenções de Fortaleza. O evento é o maior e mais importante do setor no Brasil e reuniu mais de 800 participantes, entre empresários distribuidores e executivos da indústria. Leonardo Araújo destacou a importância  das estratégias proativas para as empresas distribuidoras vencerem o difícil contexto competitivo. “Vencer no varejo é matar um leão todos os dias. Mas é preciso ser proativo e encontrar o leão antes dos concorrentes”, ilustrou o palestrante, para ressaltar a necessidade estratégica do pensamento proativo nas ações de mercado dos agentes distribuidores.

...
Entidades discutem Proatividade de Mercado em Guarapuava – 13/06/13
Entidades discutem Proatividade de Mercado em Guarapuava – 13/06/13

O Prof Leonardo Araújo proferiu palestra para 800 pessoas em Guarapuava-PR focando o tema “Proatividade de Mercado: A Estratégia da Antecipação”.

O evento promovido pela RPCTV, filiado da TV GLOBO no Paraná. Na palestra o professor destacou as vantagens do pensamento e das estratégias proativas de mercado em tempos de mudanças profundas e velozes no cenário competitivo. Estiverem presentes no evento empresários, executivos, estudantes e representantes diversas entidades.

Ver Detalhes
Ver Detalhes

Livro Proactive Companies: How to Anticipate Market Changes é Indicado ao Prêmio Marketing Book of the Year 2013 – 06/03/13
Livro Proactive Companies: How to Anticipate Market Changes é Indicado ao Prêmio Marketing Book of the Year 2013 – 06/03/13

O livro Proactive Companies: How to Anticipate Market Changes, escrito pelos professores Leonardo Araújo e Rogério Gavafigura na relação dos 20 livros publicados em língua inglesa em 2012, indicados a concorrer ao prêmio Marketing Book of the Year 2013, promovido pela  Expert Marketer Magazine (EMM).  Lançado originalmente em português pela editora Campus, com o título Empresas Proativas – Como antecipar mudanças no mercado,  o livro foi  editado em inglês pela Palgrave Macmillan.

O comitê organizador do Prêmio, responsável pela indicação dos 20 livros, é formado por renomados especialistas na área de Marketing de todo o mundo. Estes especialistas indicaram livros que os inspiraram e que os orientaram na utilização de técnicas e instrumentos que geraram resultados em suas áreas de atuação.

...
Livro fala dos diferenciais que uma empresa deve ter para ser bem sucedida – 21/02/13
Livro fala dos diferenciais que uma empresa deve ter para ser bem sucedida – 21/02/13

Em entrevista para o jornal BOM DIA MATO GROSSO o Prof. Leonardo Araújo abordou conceitos sobre  proatividade de mercado e sobre a importância da gestão do futuro-hoje pelas empresas.

Foram apontadas também pelo professor as principais diferenças entre empresas proativas e empresas reativas.

...
Empresas proativas antecipam mudanças, afirma especialista – 30/11/2012
Empresas proativas antecipam mudanças, afirma especialista – 30/11/2012

Em parceria entre a FDC e a Escola de Gestão da Indústria do Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Paraná, foi realizado em Curitiba evento de lançamento do livro “Empresas Proativas”, no auditório da FIEP. Na oportunidade, o Prof. Leonardo Araújo proferiu palestra abordando o tema “Proatividade de Mercado: A Estratégia da Antecipação”. Executivos de empresas paranaenses, consultores e membros da FIEP prestigiaram o evento e debateram o tema com o Prof. Leonardo Araújo.

...
Livro “Empresas Proativas” é um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2012
Livro “Empresas Proativas” é um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2012

Em 18/10/12 foram anunciados os vencedores do Prêmio Jabuti 2012, promovido pela Câmara Brasileira do Livro e que está em sua 54ª edição.

O livro “Empresas Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado” ficou classificado em 3º lugar na categoria Economia, Administração e Negócios.

A cerimônia de entrega dos prêmios e troféus aos ganhadores acontecerá no dia 28/11/12 em São Paulo.

...
Você conhece a estratégia da antecipação? Especialista aponta o que é e qual a sua importância – 28/09/12
Você conhece a estratégia da antecipação? Especialista aponta o que é e qual a sua importância – 28/09/12

O Prof. Leonardo Araújo proferiu palestra no evento PME Summit 2012 , realizado em São Paulo em 28/09/12, abordando o tema Inovação & Proatividade de Mercado. O evento contou com a presença de cerca de 200 participantes, empreendedores e gestores no mundo das PMES. O professor Leonardo Araújo abordou a gestão proativa como fonte de inovação para as pequenas e médias empresas e detalhou as capacidades que habilitam as empresas na construção de estratégias de antecipação de mudanças no mercado. Após a palestra foram apresentados cases de inovação pelas empresas Angelus, Autora Eco e Uol Host.

...
Livro “Empresas Proativas” entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2012
Livro “Empresas Proativas” entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2012

O livro “Empresas Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado”, editado pela Campus-Elsevier, foi selecionado entre o Finalistas do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Economia, Administração e Negócios. Promovido pela Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti está em sua 54ª. Edição e é a mais importante e prestigiada premiação do mercado editorial brasileiro. Em 2012 foram inscritos 2.203 livros – obras inéditas editadas no Brasil entre 1º. de janeiro e 31 de dezembro de 2011 – que concorrem ao prêmio em 29 categorias. Na segunda quinzena de outubro serão anunciados os vencedores em cada categoria.

...
Resenhas na Revista DOM – FDC sobre o livro “Empresas Proativas”
Resenhas na Revista DOM – FDC sobre o livro “Empresas Proativas”

A revista da DOM da FDC traz em sua edição Nr 18, JUL/OUT 2012, duas resenhas críticas sobre o livro “Empresas Proativas”.

Na primeira resenha, o professor associado da FDC e professor emérito da HEC de Paris, Georges Blanc, faz uma minuciosa análise do modelo conceitual proposto no livro , ressaltando duas características essências da obra:  “uma metodologia clara e poderosa, desenvolvida passo a passo ao longo dos capítulos e sustentada por gráficos que facilitam a leitura e provocam a reflexão;  uma volumosa apresentação de exemplos empresariais, conceitos propostos e referências a múltiplos autores”.

Por sua vez, na segunda resenha, o executivo Silvio Guerra, Diretor da Localiza  Rent a Car, ressalta: “O livro repassa conceitos tradicionais e agrega receita própria, adicionando novos ingredientes e pitadas de inovação e arrojo para repensarmos a gestão proativa dos negócios”.

Vai esperar o chefe mandar? – 10/07/12
Vai esperar o chefe mandar? – 10/07/12

A Revista VOCE S/A do mês de julho, em sua seção “Carreira”, traz uma reportagem sobre o tema “Proatividade”. A pesquisa desenvolvida pelos Profs. Leonardo Araújo e Rogério Gava bem como o  livro “Empresas Proativas” figuram como referências relevantes na matéria. Vários conceitos e casos práticos sobre comportamento proativo são apresentados na reportagem. Confira como o mind set proativo pode alavancar o desempenho dos indivíduos no trabalho.

...
Livro mostra a diferença entre empresas proativas e reativas – 09/05/12
Livro mostra a diferença entre empresas proativas e reativas  – 09/05/12

O Prof. Leonardo Araújo concedeu entrevista ao programa Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta de Vitória (Rede Globo), abordando  conceitos centrais do livro “Empresas Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado”.  A entrevista foi realizada no mesmo dia do lançamento do livro no mercado de Vitória-ES, evento promovido pela Fundação Dom Cabral, através do associado local DVF Educação Empresarial, em parceria com a ADVB-ES. Durante o  lançamento do livro foi realizada uma palestra pelos Profs. Leonardo Araújo e Rogério Gava. Empresários e dezenas de executivos de empresas parceiras da FDC em Vitória-ES marcaram presença no evento.

...
Empresas Proativas – 09/05/12

Em entrevista ao webprograma Passaporte, apresentado pelo  jornalista capixaba Saulo Malbar, o Prof. Leonardo Araújo discorre sobre o tema proatividade de mercado e trata dos desafios presentes na construção de estratégias de antecipação de mudanças no mercado. Passaporte é um programa dedicado a entrevistas sobre temas variados, trazendo a opinião de especialistas de destaque em suas áreas de atuação.

...
Como ser uma empresa proativa?
Como ser uma empresa proativa?

O Programa “Negócios de Sucesso”, da TV Record de Vitoria-ES, levou ao ar uma reportagem sobre  “proatividade de mercado”, com depoimentos do Prof. Leonardo Araújo que abordou conceitos sobre o tema, com foco nas capacidades requeridas para a empresa ser proativa.

...
Livro de Professores da FDC é publicado na Inglaterra
Livro de Professores da FDC é publicado na Inglaterra

O livro “Empresas Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado”, lançado no Brasil em outubro 2011, acaba de ser publicado na Inglaterra pela Editora Palgrave Macmillan e está sendo comercializado em vários países. Confira a matéria publicada no Portal FDC, com depoimentos dos Profs. Leonardo Araújo e Rogério Gava.

...
Proatividade nas empresas
Proatividade nas empresas

O Jornal Correio do Povo divulga matéria sobre a pesquisa realizada pelos Profs. Leonardo Araújo e Rogério Gava no campo da proatividade de mercado. A matéria ressalta os quatro tipos genéricos de empresas identificados pelos autores em relação aos movimentos de antecipação ou de adaptação às mudanças que ocorrem no mercado.

...
Sua empresa é proativa?
Sua empresa é proativa?

Nesse artigo publicado na Revista Conexão Varejo, do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, os professores Leonardo Araújo e Rogério Gava resumem as oito capacidades requeridas para a construção de estratégias proativas de mercado. Confira.

...
Proatividade para quê?
Proatividade para quê?

O Portal Administradores faz um mergulho no tema da proatividade de mercado para explorar nessa matéria vários aspectos do modelo conceitual pesquisado pelos professores Leonardo Araújo e Rogério Gava. Ao final da matéria o leitor poderá acessar o conteúdo de uma entrevista com os professores que tratam da pesquisa realizada e de suas principais conclusões, bem como das aplicações gerenciais da proatividade de mercado.

...
Comércio virtual de vinhos agora mira restaurantes – 17/01/2012
Comércio virtual de vinhos agora mira restaurantes – 17/01/2012

A trajetória inovadora da webstore  Wine.com.br e seu crescimento no mercado on line de vinhos são focados nessa matéria publicada no caderno Economia & Negócios do jornal Estado de São Paulo.
A estratégia proativa da  Wine  é abordada em nosso livro “Empresas Proativas” onde detalhamos as ações da empresa centradas  na dimensão Cliente, com antecipação de mudanças de hábitos do mercado consumidor.

...
Prof. Leonardo Araújo fala sobre Proatividade de Mercado no Portal FDC” – Dez/2011
Prof. Leonardo Araújo fala sobre Proatividade de Mercado no Portal FDC”  – Dez/2011

Confira nesse vídeo conceitos fundamentais sobre proatividade de mercado e também os principais pilares da gestão proativa nas empresas.  O prof. Leonardo Araújo resume as capacidades que uma empresa precisa desenvolver para construir  uma estratégia proativa de mercado e os resultados que podem ser obtidos com as ações antecipatórias.

...
Danone, Google e Tecnisa realizam mudanças proativas no mercado – 13/01/2012
Danone, Google e Tecnisa realizam mudanças proativas no mercado – 13/01/2012

Em longa matéria sobre o livro “Empresas Proativas” o Portal Mundo do Marketing apresenta vários cases de sucesso pesquisados pelos autores no campo da  proatividade de mercado e mostra como as estratégias de marketing podem ser otimizadas com o uso das oito capacidades requeridas para a empresa antecipar mudanças no mercado.

Acompanhe a Repercussão desta Matéria: EXAME.COM
Acompanhe a Repercussão desta Matéria: AGENCIAWEEK.COM

...
Autores do livro “Empresas Proativas” palestram sobre o tema na ADVB/RS – 08/12/2011
Autores do livro “Empresas Proativas” palestram sobre o tema na ADVB/RS – 08/12/2011

Os professores Leonardo Araújo e Rogério Gava encerraram o ciclo anual de palestras da ADVB-RS falando para empresários, profissionais liberais e estudantes sobre o tema proatividade de mercado. O conteúdo da palestra contemplou três importantes aspectos ligados ao tema: a) o mecanismo da antecipação de mudanças no mercado; b) as capacidades necessárias para as empresas agirem de forma proativa; c) como construir a estratégia proativa de mercado. Durante a palestra foram mostrados casos de sucesso pesquisados no mercado brasileiro. Logo após a palestra, os autores autografaram o livro “Empresas Proativas”.

 

Ver Detalhes: ADVB/RS | Propaganda RS | Coletiva.net | Download PDF (jornal ABC)

Proatividade em baixa nas empresas brasileiras – 12/12/2011
Proatividade em baixa nas empresas brasileiras – 12/12/2011

Em entrevista para o Portal Baguete, veículo gaúcho especializado em tecnologia, o Prof. Rogério Gava explica as razões da reatividade de mercado que marca o comportamento a postura da maioria das organizações e fala dos quatro tipos de empresas identificadas em pesquisa: ajustadas (agem depois das mudanças), atentas (captam sinais da mudança), ativadoras (criam a mudança por ação deliberada) e aflitas (sequer conseguem reagir às mudanças).

...
HSM – Expomanagement 2011 – Sua empresa é mesmo Proativa? – 09/11/2011
HSM – Expomanagement 2011 – Sua empresa é mesmo Proativa?  – 09/11/2011

Os professores Leonardo Araújo e Rogério Gava abordaram o tema da proatividade de mercado em palestra realizada no Auditório  FDC na Expomanagement 2011. Na oportunidade o livro “Empresas Proativas” foi lançado no estande da FDC no evento. Durante a palestra os professores detalharem o modelo conceitual pesquisado ao longo de 5 anos e discutiram alguns cases de estratégias proativas de mercado abordados no livro.

...
AQO – A Quinta Onda – EMPRESAS PROATIVAS – Como Antecipar Mudanças no Mercado – 28/11/2011
AQO – A Quinta Onda – EMPRESAS PROATIVAS – Como Antecipar Mudanças no Mercado – 28/11/2011

O livro “Empresas Proativas: Como Antecipar Mudanças no Mercado” foi assunto de uma densa resenha publicada no Blog AQO – A Quinta Onda – por Mauro Segura, Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil. O Blog AQO é dedicado a temas ligados à comunicação e comportamento na era da sociedade digital. ” Para nós, profissionais de marketing e comunicação, que usamos e abusamos da palavra ESTRATÉGIA, esse livro abre a cabeça e nos desafia a repensar o que chamamos de “estratégia”, atesta Mauro Segura em um dos trechos da resenha.

...
Dica de leitura: Livro Empresas Proativas – Como antecipar mudanças no mercado – 24/11/2011
Dica de leitura: Livro Empresas Proativas – Como antecipar mudanças no mercado – 24/11/2011

A Tecnisa tem sido pioneira em diversas ações de marketing digital no mercado brasileiro. Configurando uma dessas ações, o Blog Tecnisa é primeiro blog corporativo do mercado imobiliário no Brasil e traz conteúdos de interesse geral. As estratégias Proativas da Tecnisa no mundo web estão detalhadas no livro “Empresas Proativas”, representando um dos casos focados no contexto da Proatividade de Cliente (quando a empresa age no sentido de alterar necessidades ou preferências do mercado) . Confira no Blog Tecnisa uma resenha sobre o livro ” Empresas Proativas”.

...
Proatividade é ingrediente de empresas líderes – 18/11/11 – AMCHAM RJ
Proatividade é ingrediente de empresas líderes – 18/11/11 – AMCHAM RJ

O Prof. Leonardo Araújo da FDC e o Diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, abordaram o tema da proatividade de mercado em café da manhã promovido pela AMCHAM RIO em parceria com a FDC.  Durante a sua abordagem, o Prof. Leonardo Araújo enfatizou como as empresas podem usar a proatividade de mercado para antecipar mudanças o obterem crescimento rentável, como ficou comprado em vários casos pesquisados nos últimos cinco anos. Um dos casos pesquisados é o da IBM que, a partir de 1994,  começou a alterar o seu modelo de negócios, promovendo quatro grandes movimentos proativos de antecipação de mudanças no mercado, impactando o setor de tecnologia de informações, conforme relatou o  diretor Mauro Segura.

...
Portal IG – Pesquisa mostra que 95% das empresas no Brasil são reativas
Portal IG – Pesquisa mostra que 95% das empresas no Brasil são reativas

A matéria aborda alguns resultados da pesquisa desenvolvida sobre o tema proatividade de mercado, ressaltando a importância de uma “gestão de longo prazo” na empresa  para que se possa colher os frutos das estratégias proativas. A matéria faz referência às estratégias proativas da Construtora Tecnisa no mundo web, desde 2001, e cujos resultados – hoje muito significativos – não surgiram no curto prazo.

...
Portal Infomoney – Proatividade de empresas brasileiras é baixa, diz pesquisa
Portal Infomoney – Proatividade de empresas brasileiras é baixa, diz pesquisa

Alguns resultados da pesquisa desenvolvida pelos professores da FDC Leonardo Araújo e Rogério Gava  são evidenciados nessa matéria, deixando claro que as empresas brasileiras ainda agem de forma reativa diante das mudanças que ocorrem nos mercados.

...
Portal AMCHAM – Disposição ao risco e liberdade para errar são fundamentais nas estratégias proativas de inovação
Portal AMCHAM – Disposição ao risco e liberdade para errar são fundamentais nas estratégias proativas de inovação

Falando sobre o tema “Proatividade de Mercado: A Estratégia da Antecipação” para os membros do Comitê de Inovação da AMCHAM-SP o Professor Leonardo Araújo ressaltou que os fatores “disposição ao risco” e “liberdade para errar” são essenciais para a execução de projetos de inovação proativa. Segundo o pesquisador do Núcleo de Inovação da FDC, a proatividade de mercado exige das empresas habilidades para enfrentar a “tirania do curto prazo” e refinar uma visão de futuro.

...