COMO ANDA A PROATIVIDADE DA SUA EQUIPE? FATOS E DICAS

Postado em 18/07/2016 | Autor: Proatividade Mercado

A proatividade pessoal é um dos alicerces das empresas que antecipam o futuro. Afinal, como sempre repetimos: empresas proativas são feitas DE e POR pessoas proativas. Ao mesmo tempo, porém, observamos há tempos um grande paradoxo: a proatividade é um talento tão procurado quanto desconhecido pela grande maioria das empresas. Gestores falam muito na proatividade de suas equipes: pouco sabem, no entanto, em como fomentar o comportamento proativo de seus times.

Neste post sintetizamos aquelas que consideramos as cinco práticas indispensáveis para fomentar a proatividade das pessoas no trabalho. São fatos e dicas sobre o comportamento proativo na seara profissional. Nesse particular, uma questão que há muito levantamos: a proatividade das pessoas não depende somente delas próprias, mas também das ações e dinâmicas da própria empresa. É uma via de mão dupla, um círculo virtuoso que se retroalimenta. Mas, que também poderá significar uma séria lacuna de proatividade se não for bem gerenciado.

 

Proatividade Equipe Horizontal (Marca Proatividade de Mercado) (versão 2)

 

AUTONOMIAFato: A autonomia é um dos ingredientes básicos da ação proativa no ambiente corporativo. Isso porque, pessoas com liberdade para agir estarão mais propensas a atuarem de forma antecipada.
Dica: Dê liberdade aos profissionais para que eles possam decidir – pelo menos em boa parte do tempo – sobre o que fazer, quando fazer e como fazer. Isso aumentará a confiança individual das pessoas, motivando-as a “quebrarem” as regras e paradigmas e, assim, a agirem de forma antecipada.
RECONHECIMENTOFato: Está comprovado: pessoas não são proativas no trabalho por decreto ou apenas boa vontade. É necessário que se crie um sistema de incentivos para reconhecer e premiar as ações e iniciativas proativas por partes das equipes de trabalho.
Dica: Use indicadores de longo prazo, não apenas financeiros, nos seus mapas estratégicos. Motive as pessoas a pensarem no futuro e as premie por seus resultados nesse sentido. Crie uma balança positiva de custo-benefício para as ações proativas, a qual assegure as vantagens em atuar de forma antecipada.
TREINAMENTOFato: A proatividade não é um dom inato, uma propensão genética de personalidade. Dessa forma, o agir proativo pode e deve ser fomentado pela empresa.
Dica: Todas as pessoas são proativas, apenas em algumas essa proatividade pode estar adormecida. Acorde a proatividade das pessoas na sua empresa. Cursos, workshops, palestras, treinamento e outras atividades poderão ajudar a desenvolver o espírito proativo dos seus colaboradores.
CULTURAFato: Sem cultura a proatividade é nada. Quando muito, consistirá apenas em uma ação isolada e de pouca reverberação no longo prazo. Uma cultura proativa é tal e qual uma cola: ela mantém unidos os esforços proativos, em sintonia e convergência.
Dica: Estimule, via ações concretas, a criação de uma cultura da proatividade. Promova a autonomia responsável, estimule a antecipação e a inovação, dê espaço para o erro inteligente, premie e reconheça os esforços proativos.
LIDERANÇAFato: A proatividade é top-down; vem de cima. Isso significa que, se os líderes não forem proativos, ninguém mais o será. Líderes proativos fazem três ações básicas: eles estimulam, apoiam e reconhecem.
Dica: Faça um diagnóstico em escala de 1 a 10: que nota você daria aos diretores e gerentes da sua empresa no quesito liderança proativa, tendo em vista as três ações que citamos acima?

Que tal levar este check-list de fatos e dicas para a sua próxima reunião de lideranças? Experimente.

 



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.