Desvendando as chaves da Proatividade

Postado em 08/12/2014 | Autor: Proatividade Mercado

Pesquisamos o tema da proatividade há quase uma década. Nesse tempo, aprendemos algumas questões fundamentais sobre as empresas proativas, aliás, título de nosso primeiro livro. Nos últimos três anos nossa atenção se voltou para aquilo que batizamos de chaves da proatividade. Elas representam quatro áreas básicas da gestão, quatro disciplinas críticas para qualquer tipo de empresa. Assim, passamos a estudar mais a fundo como funciona a Estratégia, o Marketing, a Inovação e a gestão de Pessoas em empresas dos mais variados portes e segmentos.

Esse esforço culminou no lançamento de nosso 2º livro, Estratégias Proativas de Negócio: As Quatro Chaves da Proatividade. Nele, mostramos porque essas quatro dimensões constituem os blocos básicos sobre os quais a proatividade empresarial pode ser erguida e sustentada. Mais especificamente, examinamos por que, muitas vezes, os gestores pecam em serem demasiado reativos na construção de estratégias nessas quatro arenas da gestão.

Slide livro

 

estrategiaA primeira chave, Estratégia, articula a possibilidade de as empresas serem mais flexíveis na construção das estratégias de mercado, transcendendo o paradigma do determinismo ambiental. Em outras palavras, observamos que as empresas têm sim, escolha: elas podem antecipar a mudança e até criá-la de forma deliberada, mudando as regras do jogo competitivo em seu favor.

 

marketingSeguimos explorando a questão do Marketing, nossa segunda chave. Aqui, lembramos aos estrategistas que atender as necessidades dos clientes não é o único objetivo de marketing. As estratégias de mercado podem – e devem – orientar o mercado e suas demandas. Trata-se de transcender o mantra da satisfação do cliente, usar outras cartas do baralho estratégico e surpreender no jogo, como gostamos de dizer.

 

inocacaoA terceira chave de nosso desenho é a tão falada Inovação. Mas, em nosso enfoque, a estratégia inovadora é vista como aquela que quebra com os padrões de mercado, ativando mudanças nunca antes sonhadas. É o tipo de inovação que catapulta a empresa para muito além dos concorrentes e inaugura novos tempos na competição.

 

pessoasPor fim, as Pessoas. Essa quarta chave funciona como multiplicadora das demais. Explicamos: quanto mais saliente e consolidada for a proatividade no nível dos indivíduos, mais a empresa atuará de forma proativa nas três chaves anteriores. Por outro lado, se a gestão das pessoas for nula ou até mesmo negativa, tudo o que foi feito em termos de estratégia, marketing e inovação, poderá ser posto a perder. Como ouvimos muito nesses anos todos, empresas proativas são feitas “de” e “por” pessoas proativas.

 

Ao longo do livro, apresentamos cases de empresas vencedoras em cada uma das quatro chaves. São trajetórias de sucesso de empresas altamente inventivas, inovadoras, inquietas, e que miram constantemente o futuro. Elas servem como benchmarking motivador; uma verdadeira aula de proatividade. Nada como aprender com quem já fez e deu certo.

 

O livro é recheado de notas rápidas e referências sobre “como fazer”, algo sempre valioso no campo de execução de estratégias. Por isso mesmo pode ser visto como um manual, um handbook sobre proatividade. Ele pode ser lido de forma aleatória, livre, a partir de qualquer um dos 24 tópicos listados. Enfim, um livro essencialmente prático, sem rodeios, voltado para gestores e estrategistas que não têm tempo a perder.



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.