SER PROATIVO É SER O PIONEIRO NO MERCADO?

Postado em 08/11/2011 | Autor: Proatividade Mercado

Proatividade de mercado e pioneirismo nem sempre representam a mesma ação. Essa é uma das principais conclusões da nossa pesquisa. Ao longo de mais cinco anos de investigação do tema da proatividade de mercado, constatamos que vários momentos-zero de grande impacto no mercado não resultaram de ações pioneiras de empresas em seus respectivos setores de atuação. Portanto, é engano entender que a empresa proativa é sempre aquela que desbrava o mercado.

Pioneirismo e Proatividade

Conforme ilustrado acima, não foi Google quem primeiro chegou ao mercado oferecendo um sistema de buscas na internet. Empresas como Yahoo e Alta Vista desbravaram esse mercado, mas foi Google quem gerou o momento-zero de maior intensidade e abrangência ao criar o revolucionário sistema chamado de PageRank – nome que rende uma justa homenagem ao seu engenhoso criador Larry Page, um dos fundadores da empresa. O ineditismo de Google – que resultou em uma proatividade de oferta! – foi criar um mecanismo de busca bem mais completo para milhões de internautas ávidos por conveniências no vastíssimo mundo de informações disponíveis na web.

Da mesma forma, o mercado de vendas de livros on-line já era uma realidade explorada por livrarias como Charles Stak e Computer Literacy Bookstore quando a Amazon.com entrou em cena para transformar esse mercado. Outro caso para demonstrar que os momentos-zero mais relevantes necessariamente não são os pioneiros, mas aqueles que representam mudanças impactantes no mercado. Portanto, a capacidade de inovar como fruto de um olhar diferenciado dos estrategistas pode gerar momentos-zero de maior intensidade e amplitude no mercado.

Foi justamente o que nos disse Sérgio Chaia, Presidente da Nextel, um dos 47 CEOs que entrevistamos na terceira fase da nossa pesquisa: “Ser proativo não significa fazer na frente, mas ter a capacidade de olhar as coisas de uma maneira diferente”. E para selar seu raciocínio, Chaia nos aponta o que sem dúvida representa o elemento gerador desse “olhar diferenciado” para o mercado e que faz a empresa criar momentos-zero impactantes: “Proatividade é a consequência de um inconformismo positivo”. Um alerta para todas as empresas que enfrentam tempos turbulentos de “convergência competitiva” (termo conhecido no mundo da estratégia), onde todos os players do mercado caminham para um mesmo lado e perdem o rumo da diferenciação.



2 Respostas para “SER PROATIVO É SER O PIONEIRO NO MERCADO?”

  1. Verdie Poe

    Adorei este artigo. Irei voltar a analisar este site!

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