VERDADEIRO E FALSO EM PROATIVIDADE

Postado em 06/08/2013 | Autor: proatividade

Dez questões sobre proatividade para testar o seu conhecimento:

1. Iniciativa e proatividade são duas coisas bem diferentes. VERDADEIRO.

Embora importante, a iniciativa muitas vezes tem natureza reativa. Considere um técnico que aciona a manutenção tão logo detecta uma falha em uma máquina. Ele teve iniciativa, mas essa foi disparada por um processo reativo. Já a proatividade representa sempre a ação antes do fato, antes do evento e da mudança. Nesse caso seria prever a falha antes de sua ocorrência.

2. Proatividade não é um dom inato. VERDADEIRO.

Ela pode ser treinada e desenvolvida. Embora uma parte do comportamento proativo seja fruto da personalidade, estudos mostram que uma atitude proativa diante dos fatos e do trabalho é uma habilidade passível de ser gerenciada. Basta que se estimule e premie a proatividade pessoal nos indivíduos.

3. Fazer bem feito é tão importante quanto fazer antes. VERDADEIRO.

Proatividade sem qualidade não interessa a ninguém. O mercado está repleto de inovações de ruptura, por exemplo, que não atenderam os anseios dos consumidores, ou os suplantaram de forma exagerada. A verdadeira proatividade busca o equilíbrio entre a novidade e aquilo que o mercado está pronto – ou deve ser educado – para aceitar.

4. Proatividade custa caro. FALSO.

Nem sempre. Muitas empresas conseguem ultrapassar os concorrentes via ideias inusitadas, as quais nem sempre são as mais onerosas. Considere a venda de livros usados pela internet. Não foi uma inovação de grande custo, mas que criou um novo segmento até então inexplorado.

5. Proatividade é um novo nome para o pioneirismo de mercado. FALSO.

São duas coisas totalmente diferentes. Proatividade é antecipação. Pioneirismo é fazer em primeiro lugar. Veja Google: não foi o primeiro buscador, mas foi o mais proativo, antecipando a demanda por buscadores simples e poderosos.

6. Proatividade é coisa para empresa que gasta milhões em inovação. FALSO.

Não é o que se observa muitas vezes. Empresas jovens e negócios da internet mostram que boas ideias e criatividade ainda continuam sendo peças-chave do mindset proativo.

7. Proatividade não é panacéia estratégica. VERDADEIRO.

Ela não é solução pra todos os males, mas uma importante abordagem na difícil arte da estratégia competitiva. Bem equilibrada com outras estratégias, poderá abrir para a empresa alguns novos e não tão congestionados caminhos.

8. Pessoas proativas podem ter sua proatividade tolhida pela empresa. VERDADEIRO.

Uma boa parte da proatividade no nível do indivíduo liga-se fortemente ao ambiente externo. Coloque uma pessoa proativa em ambiente refratário ao risco, ao erro e à antecipação e ela pouco conseguirá fazer.

9. Proatividade e reatividade são excludentes. FALSO.

As duas podem e devem ser estratégia complementares. Empresas que sabem dosar ações reativas e proativas conseguem resultados Comais perenes e satisfatórios. São as chamadas empresas ambidestras.

10. Empresas proativas têm maior lucratividade. VERDADEIRO.

Quando a proatividade é aplicada de forma correta, sim. Empresas que conseguem antecipar a mudança em seu mercado, seja na oferta, na indústria ou no cliente, apresentam resultados positivos mais perenes e acima da média dos concorrentes.



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.