Workshop In Company

proactive diving

 

o que e

O Workshop Proactive Diving é uma solução ideal para empresas que querem aprofundar reflexões sobre conceitos e ferramentas da proatividade de mercado, como ponto de partida para desenvolver um mind set proativo entre as lideranças estratégicas.

 

Esta solução permite que a empresa conheça o nível de desenvolvimento atual de cada uma das oito capacidades requeridas para a Gestão Proativa, além de mensurar o grau de proatividade da empresa (ações de mercado) em três dimensões: Oferta / Indústria / Cliente.

 

como funciona

Antes do Workshop

Previamente à realização do Workshop Proactive Diving é realizada na empresa uma pesquisa que gerará o que chamamos de Diagnóstico de Proatividade, contemplando duas frentes de análise e mensuração: CHECK-LIST das CAPACIDADES (onde medimos como a empresa desenvolve as oito competências proativas básicas) e escala PROMARK (onde mensuramos os níveis de proatividade nas três dimensões citadas acima).

 

A pesquisa é feita mediante aplicação de questionário a ser respondido individualmente pelos gestores indicados pela empresa (no mínimo de 20, entre gerentes e diretores). O questionário é respondido em ambiente web, garantindo-se a confidencialidade das respostas individuais, uma vez os dados são sempre tratados e analisados de forma agregada.

 

O relatório Diagnóstico de Proatividade é um extenso e detalhado documento que traz análises estatísticas, avaliações qualitativas, comentários técnicos e recomendações gerais para a empresa seguir no âmbito da Gestão Proativa, representando um roadmap para o desenvolvimento das Capacidades.

 

Durante o Workshop

O Workshop é realizado durante dois dias, com carga horária total de 16hs, e compreende 3 etapas distintas:

workshop

 


1Diagnóstico de Proatividade e Over View PM:
o Workshop Proactive Diving inicia-se com a apresentação e discussão dos resultados gerais da pesquisa. O grupo é convidado a refletir criticamente sobre os dados apresentados, gerando a oportunidade de um amplo debate sobre comportamentos e práticas proativas na empresa.

Essa etapa do workshop é finalizada com um rápido over view conceitual sobre os fundamentos da proatividade de mercado, visando nivelar o entendimento do grupo sobre o tema.

 


2Gestão Proativa:
Essa etapa prevê uma abordagem conceitual aprofundada sobre as oito capacidades que integram a Gestão Proativa e as respectivas atitudes recomendadas para o seu desenvolvimento. O grupo é convidado a discutir o contexto da empresa (posturas e práticas), à luz dos dados da pesquisa, procurando-se discutir os fatores determinantes da performance aferida. Nessa etapa são desenvolvidos trabalhos em grupo onde são discutidos casos vivenciados pela empresa no âmbito das Capacidades.

 


3Estratégia Proativa:
A terceira etapa do Workshop é destinada à abordagem sobre o processo de construção da EPM – Estratégia Proativa de Mercado. Conceitos e casos práticos são discutidos. O grau de proatividade da empresa aferido na pesquisa é debatido pelo grupo, procurando-se identificar os fatores determinantes do desempenho em cada uma das três dimensões: Oferta / Indústria / Cliente. Ao final dessa etapa o grupo deverá avaliar criticamente os desafios e oportunidades para a empresa construir estratégias proativas no horizonte de 5 anos.

 

Depois do Workshop

 

Essa solução prevê a realização de um PPP – Projeto Prático em Proatividade – que consiste um trabalho aplicativo a ser desenvolvido por um grupo de gestores da empresa sobre um dos quatro pilares da Gestão Proativa: Gestão do Comportamento Proativo / Gestão da Incerteza / Gestão da Inovação Proativa / Gestão do Futuro-Hoje.

 

O PPP deve ser realizado no período de dois meses subsequentes à realização do workshop, mediante orientação formal e roteiro de procedimentos a ser fornecido ao grupo de gestores da empresa. Prevê-se duas sessões de tutoria à distância (via conference call) para apoio e orientações adicionais ao grupo.

 

metodologia

O Workshop Proactive Diving é realizado em 2 dias sequenciais, totalizando 16 horas de intervenção.  Para melhor aproveitamento, recomenda-se a participação mínima de 15 e máxima de 30 gestores estratégicos de diversas áreas funcionais. A diversidade funcional é bastante recomendável.

 

A aplicação da pesquisa deve ser feita com no mínimo 30 dias de antecedência à realização Workshop. Recomenda-se a indicação de diretores e gerentes de 1ª e 2ª linha da empresa para responderem a pesquisa. A diversidade funcional na composição da amostra de respondentes é igualmente recomendável.