REVISITANDO A TERCEIRA ONDA: O QUE TOFFLER TEM A ENSINAR PARA AS EMPRESAS PROATIVAS?

Postado em 14/01/2013 | Autor: Proatividade Mercado

“Change is the process by which the future invades our lives”.

ALVIN TOFFLER

 

Alvin Toffler pode ser considerado um dos pais dos estudos sobre o futuro. Sua obra mais conhecida, o clássico “A Terceira Onda”, lançado em 1980, tornou-se um ícone no campo da chamada futurologia. Como se sabe, o livro divide a história da civilização humana em três grandes momentos: a fase agrícola, a industrial e a pós-industrial, essa última justamente a “terceira onda”, a qual teve início nos anos 50 com a introdução de inovações impactantes, principalmente o computador.

O poder de antecipação de Toffler foi espantoso. Com quase três décadas de antecedência ele previu de forma certeira realidades que vivenciamos hoje: a aceleração do ritmo de vida, o surgimento de novas células familiares, a nanotecnologia, o boom informacional, a disseminação dos computadores pessoais domésticos, o surgimento da TV por assinatura, a clonagem, a realidade virtual, o trabalho em casa e, ícone do marketing de produto, a customização em massa.

Embora o livro não deixe claro que métodos Toffler lançou mão para traçar suas previsões, pode-se inferir que tenham sido essencialmente qualitativos. Isso quer dizer que a principal matéria prima utilizada por Toffler está ao alcance de qualquer empresa: dados secundários oriundos de pesquisas já feitas e entrevistas em profundidade com experts das mais diversas áreas. Foram essas ferramentas que alimentaram o raciocínio de Toffler e que legou a Terceira Onda.

Muitos gerentes e CEOs sempre nos perguntam qual o tipo de pesquisa utilizado pelas empresas proativas. Respondemos que se trata de uma pesquisa alternativa, que vá além das surveys e levantamentos de respostas de múltipla escolha. Geralmente citamos técnicas como o design empático, a co-criação de valor, a análise metafórica e outros estudos observacionais, como a etnografia. Colocamos essas técnicas sob um guarda-chuva metodológico que denominamos de Pesquisa Proativa.

A metodologia qualitativa utilizada na Terceira Onda também pode ser abrigada sob esse guarda-chuva. Em outras palavras: análises qualitativas de dados existentes e de entrevistas com especialistas podem ser fontes valiosas de informações sobre Momentos-Zero em gestação.  A análise do livro de Toffler mostra que ele conseguiu visualizar com bastante acuracidade diversos aspectos da realidade presente, os quais, então, não passavam de fracos indícios. Justamente os sinais fracos que utilizamos em nossa abordagem da Proatividade de Mercado, e que podem ser desvendados via pesquisas não tradicionais. Uma prova de que pesquisar proativamente pode ajudar a empresa a navegar por entre as brumas do futuro.

Uma sugestão para a primeira reunião de Planejamento de 2013: que tal uma análise dos acertos de Toffler e uma proposta para incorporar a pesquisa proativa na agenda estratégica da empresa?



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.