Minha empresa tem cultura de proatividade?

 

A proatividade não acontece por decreto. Não basta a empesa querer ser proativa: é preciso desenvolver o que chamamos de cultura de proatividade. E esta é determinada pelo desenvolvimento de oito Capacidades específicas (vide tópico “Os segredos da empresa proativa”). As empresas proativas possuem uma cultura de proatividade presente nos discursos e práticas das principais lideranças. Confira abaixo os quatro pilares que sustentam a verdadeira cultura de proatividade.

 

 

Gestão do comportamento proativo

Empresas proativas são feitas DE e POR pessoas proativas. Líderes proativos inspiram, reconhecem e estimulam comportamentos proativos. Além disso, devem ser capazes de identificar, desenvolver e reter talentos proativos em suas equipes. A proatividade pessoal não é um talento raro detido apenas por alguns poucos privilegiados. Ela é contextual e por isso deve ser desenvolvida pelas lideranças. Cultura de proatividade começa com comportamentos proativos: uma chama que se alastra na organização.  

gestao-comportamento

 

Gestão da incerteza

Empresas proativas são hábeis em lidar com riscos e com erros na criação & execução das estratégias de antecipação. Os estrategistas proativos sabem que “nada é mais arriscado do que não correr risco algum”. Assim, encaram os riscos como oportunidades que devem ser aproveitadas com habilidades técnicas e comportamentais. Da mesma forma, erros são bem-vindos porque geram aprendizado na busca do novo. Empresas proativas cometem “erros certos” (incorridos em processos de inovação) e mitigam “erros errados” (decorrentes de falhas operacionais). A cultura de proatividade acaba forjando na empresa um novo modelo mental na gestão da incerteza.  

gestaoincerteza

 

Gestão da inovação proativa

Por excelência, empresas proativas são inovadoras e possuem flexibilidade na gestão. Inovação para quebrar as regras do jogo competitivo com ofertas inusitadas ou modelos de negócio diferenciados. Flexibilidade para encontrar novas formas de fazer, buscar conhecimentos e desenvolver novas competências. Empresas muito rígidas inovam pouco. A cultura de proatividade respira inovação e combate tudo o que engessa a criatividade.   gestaoinovacaoproativa

 

 

Gestão do futuro-hoje

Empresas reféns do presente jamais serão proativas. A proatividade de mercado está essencialmente ligada à capacidade de a empresa olhar para frente e de pensar no longo prazo. Empresas proativas têm refinada capacidade de visualizar o futuro, seja captando sinais de mudanças ou visualizando cenários distantes de mercado. Elas também são capazes de domar a pressão do curto-prazo e não a deixam solapar as estratégias de antecipação. A cultura de proatividade conecta a empresa ao futuro, no presente. O lema é simples assim: só tem sentido prático construir o amanhã começando hoje.   gestaofuturohoje