Desvendando a Proatividade Pessoal

Postado em 08/11/2011 | Autor: Proatividade Mercado

“As pessoas nesta empresa não são proativas! Elas ficam esperando as coisas acontecerem, ou só fazem aquilo que lhe pedem!”. Você já deve ter ouvido algum gerente fazer essa ou alguma declaração parecida. Realmente, talentos proativos são raros e disputadíssimos pelas empresas. Profissionais de gestão de pessoas perguntam-se como identificar, desenvolver (e reter!) pessoas proativas. Profissionais gostariam de ser mais proativos, mas não sabem exatamente como e o que fazer. Está posto o desafio da proatividade pessoal.

Em nossa pesquisa descobrimos uma questão essencial e que desde então repetimos sempre: “empresas proativas são feitas de e por pessoas proativas”. Não há como esperar que a empresa se volte para a antecipação da mudança se os gestores, líderes e estrategistas não forem proativos em suas ações e pensamentos, naquilo que denominamos de mindset proativo. Ao mesmo tempo observamos como poucas empresas sabem como identificar e desenvolver esse mindset nas pessoas. Dizemos com frequência que o próprio termo “proatividade” é uma verdadeira “buzzword” gerencial, ou seja, aquele tipo de palavra que os gestores empregam de forma ampla e repetida, sem, no entanto, compreender seu real significado e implicações.

Minha Empresa Tem Mind Set de Proatividade

Em nosso livro tratamos da  gestão do comportamento proativo. Ali, respondemos a algumas perguntas fundamentais:

  • Quais as características de um profissional proativo?
  • Como reconhecê-las quando estamos contratando alguém?
  • Que aspectos de nossa empresa podem estar inibindo a proatividade pessoal?
  • Como, afinal, podemos desenvolver o comportamento proativo das pessoas?

Geralmente os diretores e gerentes não têm uma resposta clara a essas questões. Eles querem pessoas proativas em seus quadros, mas não sabem como agir para tanto. Desconhecem, por exemplo, que o comportamento proativo – como qualquer outro comportamento no trabalho – é resultado de uma combinação de disposições pessoais e de aspectos ligados ao próprio ambiente profissional.

Caberá à empresa, dessa forma, reconhecer que fatores pessoais e ambientais são esses, tratando de intensificar aqueles de efeito positivo e de minimizar os de influência negativa. Isso ajudará a empresa a identificar potenciais talentos proativos quando da contratação de profissionais, bem como dentre aqueles já atuantes em seus quadros. Ajudará, também, a que a empresa desenvolva sistemas e estruturas que favoreçam a ação proativa por parte das pessoas e das equipes de trabalho. Essa não é uma tarefa fácil, mas podemos garantir que traz grandes resultados. A proatividade pessoal é o combustível das empresas proativas.



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