PROATIVIDADE DE MERCADO NA PRÁTICA: GANHOS DE MARKET SHARE E DE RENTABILIDADE

Postado em 08/11/2011 | Autor: Proatividade Mercado

Em nossa pesquisa mergulhamos fundo em referências conceituais no campo da orientação para o mercado, da estratégia, da inovação e do marketing, dentre outras disciplinas no âmbito da gestão. Além disso, tivemos a preocupação de investigar vários casos práticos de construção de estratégias proativas de mercado. Em mais de uma dezena de casos pesquisados, foi possível entender como os estrategistas modelaram a ação antecipatória em face de mudanças futuras no mercado, as capacidades necessárias para a execução da estratégia e os respectivos resultados alcançados pelas empresas. Os casos investigados nas três dimensões da proatividade – ofertaindústria e cliente – evidenciaram ganhos de market share e de rentabilidade, comprovando-se a validade das escolhas estratégicas feitas pelas empresas. Em nosso livro “Empresas Proativas” o leitor poderá conhecer detalhes dos casos que resumiremos a seguir.BibliotecasImagens

No campo da proatividade de oferta, três casos demonstram a força da inovação de empresas como Pepsico, Whirlpool e Fiat Automóveis que conquistaram maior inserção competitiva ao criarem momentos-zero em seus mercados de atuação.  No contexto da Pepsico investigamos como a empresa antecipou a mudança e introduziu no mercado o produto H2OH!®, ocupando um espaço inusitado entre o mundo dos refrigerantes e das águas. No caso da Whirlpool a capacidade de inovar radicalmente foi posta em prática no desenvolvimento do revolucionário Consul Facilite®, o primeiro refrigerador frost free de uma porta do mundo: um momento-zero de grande impacto no mercado e que logo se revelou um campeão de vendas. Pesquisamos também como a Fiat automóveis introduziu no mercado brasileiro a categoria off-road light, antecipando uma tendência com o seu inusitado conceito Fiat Adventure® que concilia de forma muito oportuna atributos funcionais e aspiracionais em alguns modelos de carros. Três momentos-zero relevantes. Ofertas de sucesso que atualmente dominam as respectivas categorias criadas pela ação proativa das empresas.

Proatividade de oferta - Inovação criando categorias no mercado
Os casos acima foram pesquisados pelos autores e estão detalhados no livro “Empresas Proativas”

No âmbito da proatividade de indústria investigamos casos interessantes de antecipação de mudanças que demonstram a capacidade das empresas em alterar as regras do jogo competitivo. Começamos pelo case da Tetra Pak mostrando como a empresa foi capaz de mudar comportamentos de agentes da cadeia de valores de produção e distribuição de leite no mercado brasileiro, quando decidiu proativamente introduzir no país a embalagem do tipo longa vida. Uma ação que lhe rendeu, vinte anos depois, uma liderança avassaladora nesse mercado. Também focamos os quatro movimentos proativos da IBM, forjados entre 1994 e 2008, um verdadeiro  turn around  em seu  modelo de negócios e que transformou a “Big Blue” em  provedora de soluções avançadas em tecnologia de informações, impactando o  ambiente competitivo da indústria. Fechamos nossos exemplos práticos nessa dimensão com o caso protagonizado pela Localiza Rent a Car que alterou a estrutura da cadeia de valores do setor ao implantar a sua rede própria de venda de carros (desativados de sua operação de aluguel) diretamente para o consumidor final: em 2010, cerca de 80% dos carros (ativo fixo da empresa) foram vendidos pela divisão de negócios chamada Seminovos Localiza. Uma estratégia proativa solidamente construída nas últimas duas décadas e que viabilizou o crescimento lucrativo da empresa, consolidando a sua liderança de mercado.

Proatividade de industria - alterando a dinamica competitiva do setor
Os casos acima foram pesquisados pelos autores e estão detalhados no livro “Empresas Proativas”

Por fim, no campo da proatividade cliente investigamos casos de empresas que souberam manejar proativamente o comportamento do mercado, antecipando mudanças nas preferências ou necessidades de compra. A estratégia proativa de venda de vinhos da webstore Wine.com nos mostra como a empresa conseguiu dosar bem a comunicação com o mercado e balancear ofertas, cercando-as de conveniências para gerar preferências de compra pela internet e fidelizar clientes: atualmente a empresa conta com mais de 35.000 clientes ativos e despacha mensalmente cerca de 80.000 garrafas de vinho para mais de 600 cidades brasileiras. Migrando do mercado de vinhos para o de lácteos, pesquisamos como a Danone modificou hábitos de consumo ao agir de forma proativa na introdução do iogurte funcional Activia no mercado brasileiro, em 2004. Um momento-zero de grande impacto que catapultou os resultados da operação da multinacional no país e que colocou Activia no cotidiano de milhares de consumidores, seduzidos por uma comunicação empática e atraídos pela efetiva proposta de valor concentrada nos benefícios funcionais do produto. Finalmente, mergulhamos na trajetória da Construtora Tecnisa no mundo web, iniciada em 2001, e que hoje lhe garante a inusitada performance de 35% das vendas de apartamentos pelo canal alternativo. Em se tratando dessa categoria de produto – afinal, não estamos falando de venda de CDs ou de livros! – percebe-se o vigor da estratégia proativa empreendida pela Tecnisa na criação de preferência de compra pela internet, também utilizada como canal de relacionamento com diversos stakeholders e de co-criação de valor com clientes, envolvidos em projetos de “open innovation” desenvolvidos pela empresa.

Proatividade de cliente - Guiando comportamentos do mercado
Os casos acima foram pesquisados pelos autores e estão detalhados no livro “Empresas Proativas”


4 Respostas para “PROATIVIDADE DE MERCADO NA PRÁTICA: GANHOS DE MARKET SHARE E DE RENTABILIDADE”

  1. rc helicopter

    Glad to visit this blog, keep it going.

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