Custos estratégicos e não-estratégicos: Como diferenciar?

Postado em 07/06/2015 | Autor: Proatividade Mercado

Estratégia tem muito a ver com custos. Ainda mais nesses tempos bicudos. A batalha competitiva está sendo vencida, muitas vezes, no campo financeiro. Assim, nada mais oportuno que uma análise densa do processo de custeio esteja presente no Planejamento Estratégico da empresa. Da mesma forma como não se faz estratégia sem orçamento, também não se constroem bons objetivos sem uma visão clara do que a empresa gasta (ou não deveria gastar).

Entretanto, temos visto que os custos, muitas vezes, são negligenciados no processo de construção estratégica. Isso leva, por exemplo, a cortes no orçamento sem ter em vista quais custos são estratégicos, e quais não o são. Resultado: a foice dos custos passa cortando tudo o que vem pela frente; se ceifa as ervas daninhas do desperdício, também acaba decepando plantas de boa cepa, como qualidade e diferenciação.

Entendemos que uma visão mais holística e proativa dos custos é necessária para alinhar os objetivos de orçamento com aqueles financeiros, de mercado, processos internos e pessoas. Isso porque, se cortar custos sempre é importante, fazer esse corte de forma a trazer prejuízos internos pode trazer resultados deletérios para a organização.

 

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CUSTOS ESTRATÉGICOS E NÃO ESTRATÉGICOS

 

Custos estratégicos são os que repercutem em lucros para a empresa. Esses nunca devem ser cortados. Incluem-se aqui, por exemplo, os investimentos na força de vendas, inovação e P&D, qualidade e relacionamento com o cliente.

Já os custos-não estratégicos constituem aquela “gordurinha” que pode ser queimada, que está sobrando e corroendo o lucro da empresa. Exemplos: custos do administrativo, custos acessórios com eventos, viagens (que não aquelas relacionadas a vendas), custos de serviços de apoio, como assessoria jurídica e de gestão. Custos de tecnologia (computadores, impressoras, equipamentos) também se enquadram neste rol. Não que esses custos sejam desnecessários, mas há que se ter consciência que em uma decisão de escolha, são os primeiros que devem ser eliminados. Ou no mínimo reduzidos.

 

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ATÉ QUE SE PROVE O CONTRÁRIO, TODO O CUSTO É NÃO-ESTRATÉGICO

 

Na dúvida sobre o corte de um determinado custo, parta do princípio de que ele é não-estratégico, ou seja, que em nada contribui para o resultado final da empresa. Se a suspeita se confirmar, elimine o custo sem delongas. Mas, se houver dúvida a respeito, dê um passo atrás e reconsidere: você poderá estar diante de um custo estratégico.

Quando lida com custos, a empresa tem 50% de chance de errar. Repare na matriz abaixo: a empresa erra quando corta custos estratégicos ou deixa de cortar custos não-estratégicos. Já o acerto se dá quando a empresa elimina os custos não-estratégicos e mantém aqueles estratégicos, que contribuem para a última linha do Demonstrativo de Resultados.

Em uma empresa que conhecemos, por exemplo, o corte na qualidade da matéria-prima repercutiu, em longo prazo, na perda de parcelas significativas de mercado. Um exemplo de custo estratégico cortado erroneamente (ERRO DE CORTE). Em outra, custos desnecessários em viagens excessivas do administrativo, eventos e publicidade, eram encarados como necessários e ajudavam a corromper o lucro (ERRO DE MANUTENÇÃO).

 

Cuidado para não trair a própria estratégia

 

Reflita sobre os custos da sua empresa. Temos certeza que você encontrará muitos custos não-estratégicos escondidos sob o tapete. Lembre-se que cortar a gordura excedente faz sobrar mais dinheiro para investir no que realmente é estratégico para a empresa. Mas cuidado com a espada dos custos, que a tudo corta indiscriminadamente. Reconhecer o que pode e o que não pode ser cortado é o primeiro passo para aumentar a proatividade da gestão de custos.



Uma Resposta para “Custos estratégicos e não-estratégicos: Como diferenciar?”

  1. Hermes Dagoberto

    Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

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