A Mandala da Gestão Proativa

Postado em 22/12/2014 | Autor: Proatividade Mercado

Quando trabalhamos a Gestão da Proatividade nas empresas lançamos mão da Mandala da Gestão Proativa. A alusão à Mandala remete ao sentido desse símbolo milenar. Mandala, em sânscrito, significa círculo, figura geométrica onipresente na história humana e na própria natureza. Ainda, a palavra embute o significado de essência e conteúdo (manda = essência; la = conteúdo).

 

mandala-da-gestão-proativa

 

Assim, a Mandala da Gestão Proativa representa justamente a essência da Gestão da Proatividade. Ela reproduz em seus quatro quadrantes os quatro pilares básicos dessa gestão e as capacidades abrangidas por cada um deles. No centro da Mandala, as ações correspondentes.

Em resumo, cada dimensão de gestão abre-se em duas capacidades. Cada capacidade, por sua vez, engloba duas ações particulares. Da periferia para o centro, portanto, a Mandala mostra os Pilares, as Capacidades e as Ações. Uma ferramenta de fácil aplicação e entendimento, pois sintetiza em apenas um esquema gráfico todo o processo da Gestão Proativa.

A imagem circular da Mandala, também, remete a uma questão fundamental: a igualdade de importância entre os pilares da Gestão Proativa. Como sempre dizemos, nenhuma das oito capacidades para a proatividade é mais relevante do que outra. Todas elas devem ser desenvolvidas de forma equânime e concomitante. As capacidades, em última análise, compõe uma só grande competência, aludindo novamente ao princípio da unidade e totalidade presente no simbolismo da Mandala.

O círculo vermelho no núcleo central da Mandala é o resultado da convergência de todas as ações. Isso tem um significado importante: a Gestão Proativa só é alcançada a partir das atitudes que a empresa colocará em prática, todas elas ligadas às capacidades e aos pilares de gestão. A Gestão Proativa só ocorre se a matemática da Mandala for respeitada, ou seja: 4 Pilares x 2 Capacidades x 2 Ações. Teremos, ao final, 16 atitudes simples e objetivas sendo postas em prática e levando a empresa a alçar voos mais proativos e inovadores. Todas elas resumidas no modelo esquemático e visual da Mandala.

Finalmente, assim como o campo de força de uma Mandala modifica a energia física em seu redor, a aplicação da Mandala da Gestão Proativa transforma a maneira como a empresa emprega sua energia estratégica. Ela passará a gerar maior eficácia proativa, direcionando seus esforços não só para a adaptação, mas também para a antecipação da mudança no ambiente competitivo. Uma condição indispensável para a empresa tornar-se mais proativa em relação ao mercado.



Deixar uma Resposta

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.