COMO ALAVANCAR A “DISPOSIÇÃO PARA A PROATIVIDADE” EM DIFERENTES ÁREAS DA EMPRESA

Postado em 21/11/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Já avaliou como está a disposição para a proatividade no departamento jurídico de sua empresa? Há prontidão para agir antecipadamente em relação às mudanças potenciais no marco regulador do setor? O pensamento e as práticas jurídicas estão alinhados com os planos de marketing nas ações proativas de educação do mercado? Reflita bem: voce já imaginou que as estratégias proativas de mercado podem ser potencializadas pela área jurídica? Essas e outras questões foram discutidas em workshop que realizamos recentemente com cerca de 60 executivos da área jurídica de empresas de grande porte.

Antes de comentarmos sobre a experiência do inusitado workshop (convenhamos, é mais comum discutir os conceitos e ferramentas da proatividade de mercado com executivos das áreas de estratégia, marketing e inovação), vamos esclarecer o que entendemos por disposição para a proatividade. Trata-se de uma postura de alerta, amparada por capacitação técnica, de determinada área funcional para responder antecipadamente às mudanças que se avizinham ou até mesmo para criar a mudança de forma deliberada. Pense nessa perspectiva em diferentes áreas ou departamentos de sua empresa e reflita como tal disposição pode alavancar o desenvolvimento de estratégias proativas de mercado.

A experiência do workshop foi valiosa por duas razões. Primeiro, porque percebemos como as áreas jurídicas estão buscando – e alcançando! –  uma inserção efetiva na construção da estratégia do negócio, com claras intenções de agir de forma “proativa” em parceria com áreas como, por exemplo, marketing (um dos executivos presentes assim disse sobre essa integração: “não devemos ser vistos como a área que sempre coloca a água no chopp”). Segundo, a experiência joga luz sobre uma questão das mais importantes, quando o assunto é o desenvolvimento de um mindset proativo nas empresas: a cultura de proatividade de mercado não deve ser praticada apenas nos limites do processo de construção do planejamento estratégico, no contorno dos planos de marketing ou no âmbito da ideação e execução de projetos de inovação. Em outras palavras, não devem existir ilhas ou fronteiras funcionais para as práticas proativas. Quanto mais transversais forem essas práticas na empresa, tanto melhor.

Para endereçar reflexões sobre a disposição para proatividade, elaboramos o quadro abaixo com  key-questions que ajudam a engatilhar o mindset proativo em diferentes áreas funcionais e as ações que podem viabilizar o desenvolvimento de estratégias proativas de mercado.



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