Proatividade e inovação: O que podemos aprender com as novidades do mercado de alimentação

Postado em 08/06/2015 | Autor: Proatividade Mercado

Proatividade e inovação são irmãs gêmeas. Empresas proativas antecipam mudanças no mercado pela via da inovação. Na prática, acontece assim: a empresa percebe tendências, capta sinais de mudanças e age de forma inovadora, seja lançando produtos inusitados, criando um modelo de negócio sem paralelo no setor ou, ainda, adotando alternativas diferenciadas de abordagem e educação de clientes. Dessa forma, a inovação proativa normalmente traz consigo um “quê” de aposta ou de antecipação de ondas que ainda vão se adensar nas praias da competição.

Veja o que está fazendo a Bento Store, a primeira loja do Brasil especializada em “mobile food” que oferece soluções práticas e ultramodernas em portabilidade de alimentos e bebidas. É a “reinvenção da marmita”, como a própria empresa resume em sua proposta de valor. Trata-se de uma aposta proativa na onda do bem-estar e da qualidade de vida na esteira da alimentação saudável. Com os produtos de design criativo da Bento Store – lunch boxes, lunch bags, garrafas, marmitas, bolsas e acessórios – o usuário pode acondicionar alimentos e bebidas com segurança e estilo para consumir quando e onde escolher: no taxi, no metrô, na escola, na academia, durante o trabalho, na rua ou em uma praça qualquer.

 

Antecipando a onda do mobile

 

Com toda a agitação urbana e a falta de tempo das pessoas, tudo indica que o conceito mobile food veio para ficar, inaugurando uma nova onda nos hábitos e preferências no campo da “alimentação em movimento”. A dupla de empresários Carlos Ferreirinha & Carlos Otávio, fundadores da Bento Store, acredita nisso ao afirmar: “Até entao éramos vistos pela forma que nos vestíamos. Acreditamos que seremos cada vez mais vistos pela forma que nos alimentamos.” Estilo de vida & Alimentação, uma combinação perfeita para receitas proativas na cadeia de valor de soluções alimentares.

Repare também o crescimento do mercado de food truck, essa apetitosa onda de ofertas criativas sobre rodas. Hoje em dia, degustar algo diferente em um food truck estrategicamente estacionado no caminho de casa é um programa gastronômico legal. Uma receita imbatível: preços módicos e muita criatividade nos menus. Da “alta gastronomia” de chefs radicalmente inventivos como Ferran Adriá, genial criador da gastronomia molecular (já escrevemos sobre Ferran nesse espaço), ao movimento da “baixa gastronomia” charmosa e inovadora dos food trucks, muita coisa está mudando nas propostas de valor em alimentação.

Veja essa outra novidade: o espaço gastronômico Butantan Food Park, um descontraído parque de alimentação a céu aberto, localizado em São Paulo, repleto de novidades da boa mesa, a preços muito acessíveis. Juntos em um mesmo local, dezenas de barracas, food trucks, trailers e outros veículos ofertando comida sobre rodas atraem todos os dias muita gente interessada em comer bem e barato. Um modelo de negócio inovador que transformou um lote vazio em uma praça de alimentação agradável para quem frequenta e rentável para quem vende.

 

Proatividade e inovação em mobile food

 

Desde que pesquisamos o Madero (um dos cases do nosso segundo livro), a rede brasileira super diferenciada de fast food que se notabilizou por oferecer “the best burger in the world”, aprendemos que a boa estratégia de negócio é aquela que suplanta os competidores pela diferença e não pela superioridade. É possível vencer pela inovação, propondo um jogo diferente daquele que o mercado está jogando. Proatividade nem sempre é pioneirismo, mas antecipação: Google não foi o primeiro sistema de buscas web do planeta, mas quando chegou deixou os pioneiros no retrovisor.  Por que? Justamente por ter um olhar diferente que foi capaz de vislumbrar outros ângulos no serviço prestado.

No passado, a onda do self service de comida a quilo rompeu com paradigmas no mercado de restaurantes. Hoje, há comida a quilo para todo gosto e tamanho de bolso, um mercado bastante segmentado e disputado palmo a palmo por diferentes propostas de valor. Como vimos, no mundo da alimentação novas ondas surgem todos os dias para desafiar o senso comum. E no seu negócio, qual será a próxima onda? Sua empresa está preparada para reinventar a receita de bolo?



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