Marketing Proativo
Marketing Proativo
Sua empresa pratica o Marketing Proativo?
O marketing nasceu com o foco no cliente. Mas o marketing do novo milênio pede muito mais do que a simples resposta às demandas do mercado. Definitivamente, o marketing do século XXI será PROATIVO.
O marketing proativo busca a criação de novos segmentos-alvo, a descoberta de demandas latentes e a antecipação de preferências e hábitos de consumo. Vai muito além da pesquisa de satisfação. Procura ler nas entrelinhas do mercado e enxerga a mudança que a ninguém está vendo.
Essa nova concepção de marketing está ao alcance da sua empresa. Técnicas e ferramentas simples irão colocar as suas estratégias de mercado em outro patamar. Muito além do lugar comum. Muito além da simples reação.
Diferenças entre o Marketing Proativo e o Marketing Tradicional
Aplicação na prática
O marketing proativo está centrado em cinco ações simples e objetivas.
- Equilíbrio Curto Prazo/Longo Prazo: É o balanço entre as emergências rotineiras e a reflexão estratégica sobre o futuro.
- Autonomia: O marketing proativo tem relevância funcional, ou seja, traça diretrizes, se posiciona, decide, não sendo apenas área meio de apoio a vendas.
- Pesquisa Proativa: É a pesquisa que lê nas entrelinhas, observa o que o cliente não diz, sabe o que o cliente não sabe.
- Alinhamento com Inovação: Marketing proativo só existe se a empresa inovar proativamente. Marketing e Inovação são dois lados da moeda da proatividade.
- Criatividade no Orçamento: Fazer mais com menos, inteligência nos investimentos. Ingredientes da matemática financeira proativa.
Um novo marketing para uma nova proposta de valor
O marketing proativo busca criar uma nova proposta de valor para o mercado. É a Proposta de Valor Proativa (PVP), desenhada para antecipar as mudanças, e não somente seguir os passos dos clientes e da concorrência. A PVP se baseia nas seguintes recomendações:
- Construção de uma oferta sem similar, baseada na diferenciação.
- Fazer diferente, ao invés de somente fazer o melhor.
- Foco na experiência e não apenas no produto.
- Inovação customizada gerada em conjunto com o cliente.
- Novos conceitos de preços.
- Busca incessante por novos modelos de negócios.