Pessoas Proativas

Pessoas proativas turbinam a proatividade de mercado de sua empresa

Empresas proativas são feitas DE e POR pessoas proativas. Simples assim: mas algo difícil de ver na prática. Não raro vemos empresas reclamando da falta de proatividade em boa parte de sua equipe. Por que isso acontece? A resposta é dupla: a maioria das empresas falha em (1) identificar a proatividade pessoal e (2) desenvolver essa mesma proatividade.

Podemos contribuir com a sua empresa para trabalhar melhor o comportamento proativo das pessoas. Esse desenvolvimento se baseia em um novo olhar sobre a personalidade proativa dos indivíduos e também sobre o ambiente de influência (negativo ou positivo) que a empresa exerce. Nossa proposta de análise do comportamento proativo nas organizações é baseada em um fluxo muito simples que vai da inação pessoal (“basta fazer”) à pró ação (“fazer o novo”)

Pessoas proativas são os verdadeiros pilares da proatividade de mercado. Estratégias proativas colocam os indivíduos na linha de frente das estratégias de antecipação. Empresas proativas formam mais do que gestores: elas formam líderes que fazem acontecer!

Diferenças entre a Pessoa Proativa e a Pessoa Reativa

tabela-pessoasproativas

 

Aplicação na prática

Pessoas não se tornam proativas por acaso. Ainda mais no âmbito empresarial, crivado de riscos e incertezas. É preciso criar as condições para que o comportamento proativo dos indivíduos floresça. Isso se baseia nas seguintes práticas:

  • Foco na Autonomia: Sua empresa dá chance para que as pessoas sejam proativas?
  • Apoio dos Líderes: A ação proativa vem sempre “de cima”. Seus gestores sabem disso?
  • Ambiente de Confiança: A troca, o risco compartilhado e o aprendizado estão no DNA da sua equipe?
  • Reconhecimento: As pessoas realmente proativas são reconhecidas e premiadas por isso?

 

 

Pessoas proativas para uma empresa mais proativa

A proatividade de mercado não é uma aventura para as empresas que pretendem ser mais inovadoras. Ela é uma estratégia sólida e objetiva, centrada no poder de transformação das pessoas. A criação de uma cultura de proatividade passa, antes de tudo, pelas lideranças. Para gerá-la, é preciso ter em mente que:

  • Pessoas proativas precisam de autonomia para agir.
  • Líderes proativos vão além do controle e da supervisão.
  • A proatividade pessoal pode ser desenvolvida e treinada.
  • Todos podem ser mais proativos.
  • O ambiente de trabalho influencia fortemente a proatividade pessoal.
  • A proatividade das pessoas precisa ser fomentada e reconhecida.