Netflix: Os segredos de um sucesso proativo

Postado em 18/05/2014 | Autor: proatividade

A NETFLIX surge na Califórnia como uma locadora online de filmes. Criada pelos ex-colegas Marc Randolphe e Reed Hastings, que trabalhavam no setor de tecnologia, tem já em sua origem uma visão proativa. Conta-se que a ideia em abrir a empresa foi de Hastings, indignado certa feita ao ter que pagar 40 dólares pelo aluguel de um filme atrasado. Por que não alugar filmes, despachá-los e recolhê-los pelo correio? Por que não cobrar uma mensalidade e dar aos clientes a escolha de um número prévio de filmes para aluguel? Assim foi feito, e a oferta padrão do setor implodiu.

 

 

 

 

Dois mil e quatorze. NETFLIX é uma empresa bilionária e líder absoluta no mercado de filmes domésticos via tecnologia streaming, superando a incrível marca dos 48 milhões de clientes em mais de 40 países. Todo o mês os compradores de NETFLIX nos quatro cantos do planeta assistem a mais de um bilhão de horas de filmes. Eles podem pausar e voltar a assistir quantos filmes entenderem, quando e onde quiserem. De locadora online com entrega física para locadora totalmente virtual.

O exemplo NETFLIX ilustra a criação de um modelo de negócio totalmente novo, o qual subverteu inteiramente o status quo vigente do mercado. Hoje, já há quem diga que a indústria de DVDs e o próprio mercado de aluguel de filmes caminham para a extinção. A comodidade, a conveniência e o preço entregue pela NETFLIX em seu pacote de valor, cada vez mais conquistam clientes e se consolidam na preferência dos consumidores. A modificação no modelo de negócio dessa empresa é um exemplo claro de antecipação da mudança e de proatividade de mercado. De criação de uma proposta de valor única e rentável.

NETFLIX foi proativa na distribuição, ao se posicionar como uma locadora de vídeos online. Também foi proativa no preço, ao cobrar uma assinatura mensal e não uma taxa por filme assistido, oferta padrão até então dominante do mercado. Também agrega valor à oferta de NETFLIX o fato de a assinatura poder ser cancelada a qualquer momento, sem que o cliente tenha de optar por uma assinatura anual. Agora, NETFLIX está sendo mais uma vez proativa ao apostar em sua estratégia de investimento em conteúdos originais.

 

 

 

 

 

Um exemplo é a série House of Cards, estrelada por Kevin Spacey, que retrata o cotidiano inescrupuloso da política em Washington. Trata-se de um marco, um grande momento-zero na história da TV. O seriado foi concebido a partir de uma enorme base de dados sobre os hábitos e as preferências de consumo dos clientes. No lançamento, a quebra de outro paradigma da oferta no mercado: os 13 episódios da temporada de estreia foram disponibilizados ao mesmo tempo. NETFLIX respondeu de forma antecipada ao costume cada vez mais comum dos consumidores de ver um capítulo atrás do outro de uma série, sem interrupções.

 

 

 

 

A pesquisa das preferências dos clientes e previsão de audiência, aliás, é um ponto a ser destacado quando se estuda a proatividade de NETFLIX. Ao melhor estilo da pesquisa proativa, os estrategistas da empresa sabem o que os clientes estão assistindo em cada momento, o que assistiram e o que assistirão no futuro. Sabem também com que frequência os clientes assistem a um episódio seguido de outro ou se elas abandonam o episódio depois de cinco minutos. No comentário de Joris Evers, representante da empresa na Europa, essa proatividade na pesquisa fica clara: “Nós temos uma equipe de planejamento e análise que trabalha muito no sentido de decifrar os números de modo a prever a audiência de um título em especial e, baseando nisso, estabelecer o quanto deveríamos estar pagando por ele”.

NETFLIX também dá aula de proatividade ao lidar com o risco do negócio, e ao abrir mão de lucros no presente para apostar no futuro. A base do serviço nos Estados Unidos continua bancando o custo da expansão internacional da empresa. NETFLIX suporta a operação internacional ainda no vermelho, mas já a caminho de tornar-se lucrativa em 2014. Visão de longo prazo.

 

 

Mas a concorrência surge, reage (como gostamos de dizer, a proatividade de uns faz os outros serem reativos), e está na cola. Hulu Plus, Amazon Prime Instant Vide, Netmovies e o principal competidor, HBO Go – serviço on demand da HBO – estão deixando a NETFLIX de antenas ligadas e ameaçam a gigante americana no mercado streaming. E tem mais chumbo grosso vindo por aí: Microsoft, Yahoo, Amazon e AT&T já dão seus passos largos no mercado de seriados. Todas querem repetir o feito da NETFLIX.

Conseguirão?

ACREDITE SE QUISER:

  • Em 2000 a NETFLIX foi oferecida para a Blockbuster por 50 milhões de dólares, que recusou. No primeiro trimestre deste ano faturou 1 bilhão de dólares, com lucro de 53 milhões (8 milhões de dólares a mais que no último trimestre de 2013).

 



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