Os quatro animais da proatividade: Qual deles representa a sua empresa?

Postado em 18/09/2015 | Autor: Proatividade Mercado

Em nosso primeiro livro, Empresas Proativas, idealizamos quatro tipos de empresas em relação ao comportamento de orientação para o mercado: Atentas, Ativadoras, Ajustadas e Aflitas. As Atentas, hábeis em rastrear tendências e sinais de mudanças latentes; as Ativadoras, proativas por natureza, voltadas a construir a mudança por conta própria; as Ajustadas, seguidoras e reativas clássicas, sempre buscando a adaptação e a adequação às mudanças, de forma rápida e eficiente; por fim, as Aflitas, representando a disfunção estratégica daquelas empresas que não conseguem nem ao menos serem reativas.

Mais recentemente, ligamos cada um desses tipos genéricos ao comportamento de quatro animais. As Aflitas, representadas por um Avestruz, mostram o que acontece com as empresas que, ao se depararem com a mudança, a ignoram, acreditando que essa atitude de negação poderá salvá-las. Repare que a Avestruz vê a mudança em sua frente, não tem determinação de reagir a ela, e por isso faz de conta que o ambiente é ainda o mesmo. Muitas empresas sucumbiram e sucumbem todos os dias por força dessa lógica disfuncional.

Quatro tipos de empresa

As Ajustadas também são reativas, mas são muito mais eficientes em seu mecanismo de adaptação. Ao contrário das Aflitas, essas empresas são muitas vezes seguidoras inteligentes, aproveitando a trilha aberta na clareira pelos pioneiros. Tal e qual o Camaleão, são empresas que mudam os matizes estratégicos de acordo com as circunstâncias, ao melhor estilo da teoria da contingência. Como sempre dizemos, nada de errado em ser reativo, desde que não seja a sua única e exclusiva estratégia. E desde, é claro, que a sua reatividade funcione. Por vezes, a defesa de mercado e o jogar na retranca definem a melhor estratégia a ser seguida no momento.

As Atentas lembram o Golfinho, com seu sonar aguçado para o que está à frente. São empresas que monitoram o mercado de forma sistemática e recorrente, rastreiam mudanças, fazem pesquisa alternativa, investem em scanners estratégicos, em síntese, conseguem tempo na agenda para estudar o futuro. Por esse motivo conseguem enxergar, sentir e notar o que os concorrentes ainda estão longe de perceber.

Por fim, as Ativadoras, proativas construtoras, tal e qual o Castor. São aquelas empresas que buscam mudar com as regras do jogo da competição. Frequentemente as ativadoras subvertem e quebram com o modelo de negócios da indústria, revolucionam mercados com seus produtos e serviços, alteram a dinâmica da competição e os hábitos e preferências de consumo. Representam o estado da arte da proatividade de mercado.

Os quatro animais da proatividade têm muito a dizer sobre o comportamento estratégico das empresas. Temos comprovado isso em nossos workshops e consultorias. Antes de tudo, é preciso avaliar que animal mais espelha o comportamento de sua empresa, para depois buscar as causas e consequência do perfil traçado. Um bom diagnóstico, nesse sentido, é fundamental. Trataremos disso em outro post.



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