EPM – ESTRATÉGIA PROATIVA DE MERCADO

 capabilities

 

o que e

Trata-se de uma solução completa para empresas que desejam implantar a Gestão da Proatividade, abrangendo o desenvolvimento de CAPACIDADES específicas e a construção da EPM – ESTRATÉGIA PROATIVA DE MERCADO.  A Gestão da Proatividade propicia que a empresa atue de forma mais antecipatória em relação as mudanças do ambiente competitivo.

 

Esta solução cria o que chamamos de espaço proativo dedicado, ou seja, um momento para os gestores tratarem do futuro e das possibilidades de a empresa construir estratégias aptas a moldar o mercado.

 

como funciona

O modelo de intervenção contempla quatro fases distintas:

 

I. Diagnóstico de Proatividade: inicia-se a intervenção com uma radiografia de como a empresa se comporta em relação à Proatividade de Mercado. Isso envolve a aplicação do CHECK-LIST das CAPACIDADES (onde medimos como a empresa desenvolve as oito competências proativas básicas) e da escala PROMARK (onde mensuramos os níveis de proatividade nas dimensões da Oferta, Indústria e Cliente).

Uma vez identificados os níveis de proatividade, partimos para a construção das análises específicas e aprofundadas. O grande objetivo do Diagnóstico é priorizar áreas mais fragilizadas em termos de competências e respectivos cursos de ação. O diagnóstico é aplicado junto à alta-gerência das empresas clientes.

A Mandala da Gestão Proativa (vide ilustração abaixo) fornece uma visão geral das oito Capacidades requeridas para a proatividade. Para o desenvolvimento de cada Capacidade são sugeridas duas Atitudes (ações) específicas a serem adotadas pela liderança da empresa. Aportamos ferramentas gerenciais especialmente desenvolvidas para suportar cada Atitude a ser implementada.

 

mandala

II. Linha do Tempo da Mudança: envolve o exame das mudanças passadas, presentes e futuras no setor em que a empresa compete. Trata-se de uma reflexão analítica sobre as lições aprendidas (PASSADO), mudanças correntes (PRESENTE) e cenários potenciais (FUTURO), visando construir um mosaico objetivo sobre a mudança no mercado. A análise da linha do tempo da mudança é vital para que a empresa ative a sua memória estratégica, aprendendo com o passado, avaliando o presente e rastreando e explorando o futuro. A visualização do futuro é instrumentalizada através da captação de sinais de mudanças (RADAR DE MUDANÇAS) ou da construção de cenários (IMAGENS DO FUTURO).

Linha do tempo da mudança

III. Matriz Gerar-Modificar: a construção da Matriz Gerar-Modificar é feita a partir dos insights prévios elaborados sobre a mudança. Aqui, ponderam-se as possiblidades de criação e modificação estratégicas nas três dimensões da Proatividade de Mercado (Oferta-Indústria-Cliente). A matriz GM é uma ferramenta fácil, objetiva e poderosa, quando se trata de definir linhas de curso em termos da ação proativa. E isso porque essa ferramenta traduz em operação as duas questões fundamentais da Proatividade de Mercado:

 

perguntas

 

Matriz Gerar modificarIV. Projetos: por fim, todo o esforço de reconhecimento e avaliação desemboca nos projetos de proatividade, ou seja, no desenho das estratégias que irão ser levadas à prática pela empresa. Os projetos transitam sobre o Modelo DNA da Proatividade de Mercado, sendo definidos a partir das DIMENSÕES, NÍVEIS e AÇÕES nas quais as estratégias proativas terão suporte. Os projetos são ancorados no mindset proativo gerado durante todo o processo de intervenção. Isso garante que a empresa construa não só estratégias, mas uma verdadeira cultura da proatividade.

Modelo DNA

 

metodologia

A solução GESTAO DA PROATIVIDADE demanda de 4 a 8 meses para ser implantada na empresa. Requer encontros quinzenais ou mensais do tipo Workshop (entrega de conceitos + aplicação de ferramentas). Entre os encontros existem Tarefas-Foco a serem implementadas pela empresa, com acompanhamento – Help Call –  dos consultores.

 

Gestao da proatividade