PEP – Planejamento Estratégico Proativo

strategic review

 

o que e

A solução PEP – Planejamento Estratégico Proativo – Strategic Review destina-se a aprimorar e turbinar o plano estratégico da empresa. Esse processo parte de uma premissa básica: Planejar e Pensar são duas coisas bem diferentes. Planejar estrategicamente é definir objetivos, suas respectivas estratégias e planos de ação; Pensar estrategicamente, por outro lado, envolve intuição e criatividade. Envolve tirar tempo para pensar como as coisas poderão ser daqui a cinco ou mesmo dez anos.

 

O PEP busca congregar planejamento e pensamento estratégicos, tal e qual um cientista criativo atua com os lados direito e esquerdo do cérebro. Junto à tradicional análise de mercado (planejamento), o PEP agrega a questão do futuro e seus sinais (pensamento); ao exame das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças (planejamento), adiciona a construção de cenários e imagens do futuro (pensamento).

 

como funciona

O processo PEP parte de uma revisão completa no Planejamento Estratégico da empresa. O objetivo é avaliar em que sentido e nível o plano contempla o futuro em suas declarações. A estrutura dessa revisão contempla três blocos distintos e complementares de análise – Análise das Declarações, Análise do Posicionamento e Análise da Formulação –, cada qual com seus respectivos focos de exame.

 

Revisão do PE

 

analise_das_declaracoes

 

O primeiro bloco considera o exame das declarações em relação ao Negócio, à Missão, à Visão e aos Valores que norteiam a empresa. A análise busca verificar em que nível a ideologia empresarial envolve um claro e inequívoco direcionamento para o futuro. Como output desta análise, podem ser revistas as declarações no intuito de torná-las mais tradutoras de uma postura antecipatória e proativa. Essa análise divide-se em quatro dimensões, abrangendo os componentes da ideologia empresarial:

 

Análise do Negócio

Em relação ao Negócio, a análise busca avaliar em que sentido a definição abrange os benefícios que poderão representar fatores-chave de sucesso no futuro, e não apenas aqueles do presente.

 

Análise da Missão

Em relação à Missão, a análise verifica se a mesma expressa uma postura proativa e antecipatória perante o mercado, e se a forma de atuar da empresa revela esse posicionamento.

 

Análise da Visão

Em relação à Visão, o exame focaliza o Horizonte de Visão da Empresa e seus respectivos marcos estratégicos. O objetivo aqui é examinar se os marcos e a linha de visão realmente envolvem a antecipação da mudança no mercado e a que tempo.

 

Análise dos Valores

Em relação aos Valores, avalia-se os comportamentos, atitudes e princípios necessários para que a empresa tenha uma postura mais proativa em relação ao mercado, e em que nível esses componentes aparecem, ou não, no rol de valores elencados.

 

Análise das Declarações e Princípios Fundamentais da Empresa

quadro missão

 

analise-dos-direcionadores

 

O segundo bloco contempla a análise do posicionamento estratégico da empresa, no sentido de verificar se aquele adotado é aderente a uma postura mais proativa perante o mercado. Também se verificam os diagnósticos externo e interno, com o objetivo de avaliar em que nível o “Raio x” que a empresa fez dos ambientes interno e externo perscrutaram também as variáveis futuras e sinais fracos de mercado. Essa análise divide-se em três dimensões, como segue.

 

Análise do Posicionamento Estratégico

Contempla o exame do posicionamento estratégico, avaliando se ele está de acordo com aquele de uma empresa proativa em relação ao mercado.

 

A pergunta essencial aqui é:

 

quadro pergunta

 

Para tanto, infere-se em que grau o posicionamento da empresa se encaixa em uma das três orientações estratégicas genéricas abaixo descritas:

tabela segredos

 

Análise do Diagnóstico Externo

Contempla o exame da análise externa (oportunidades e ameaças; forças competitivas; variáveis do macroambiente – PEST), no sentido de verificar qual o horizonte de tempo das variáveis identificadas no diagnóstico externo. Nesse contexto, utiliza-se o critério de horizonte 1-2-3,4, respectivamente: 1=horizonte do exercício fiscal seguinte ao do PE; 2=horizonte entre 2-3 anos; 3= horizonte entre 3-4 anos. 4=horizonte superior a 4 anos.

 

Análise do Diagnóstico Interno

Contempla o exame da análise interna, para ver em que sentido ele contempla os recursos e competências para a proatividade (gestão proativa). Aqui, examina-se se os pontos fortes e fracos avaliados contemplam as oito capacidades para a proatividade de mercado.

 

analise-da-formulacao

 

O terceiro e último bloco contempla a análise da formulação estratégica da empresa. Engloba a coerência estratégica da empresa, ou seja, em que sentido a postura  adotada está em sintonia ao nível de turbulência no setor de atuação. Também se verificam os objetivos e estratégias, no sentido de avaliar em que nível eles traduzem metas e intenções antecipatórias. Por fim, se analisam os indicadores e sua natureza de curto ou longo prazo, como segue.

 

Análise da Coerência Estratégica

Avaliação do grau de coerência estratégia da empresa.

 

Matriz de Coerência Estratégica

 

Análise dos Objetivos e Estratégias

Avaliação dos objetivos e estratégias, no sentido de contemplarem metas e intenções proativas de longo prazo.

 

Análise dos Indicadores Estratégicos

Avaliação dos indicadores estratégicos, verificando se o painel de indicadores da empresa premia aqueles de médio e longo prazo (alcance dos indicadores do BSC ou outra ferramenta de medição e controle).

 

metodologia

A solução PEP demanda 6 encontros mensais ou quinzenais para ser implantada na empresa. Os encontros seguem uma dinâmica de Workshop (entrega de conceitos + aplicação de ferramentas). Entre os encontros existem Tarefas-Foco a serem implementadas pela empresa, com acompanhamento – Help Call –  dos consultores.

 

Caso a empresa julgue necessário, poderá ser feito um acompanhamento mensal de novos projetos decorrentes do PEP.