A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA PARA A PROATIVIDADE DE MERCADO

Postado em 01/10/2013 | Autor: proatividade

Nossas pesquisas deixam claro: empresas proativas são feitas DE e POR pessoas proativas. Respaldados por esses estudos, temos enfatizado que a Liderança exerce papel estratégico na formação de um mindset proativo na empresa. Líderes proativos são transformadores e modelam pensamentos e comportamentos proativos nas organizações. Portanto, se sua empresa quer seguir os rumos da proatividade para antecipar mudanças no mercado, é bom que comece pela Liderança.

Os manuais de gestão estão repletos de conceitos sobre liderança. Ao longo de mais de cinco anos de investigação no campo da proatividade de mercado, entrevistamos dezenas de CEOs e altos executivos para entender as capacidades e atitudes essenciais da liderança proativa. Foram longas e densas conversas na exploração do tema gestão do comportamento proativo. Uma questão nos guiou: o que um líder deve fazer para manter acesa a chama da proatividade no comportamento das pessoas?

Na sequência você vai conhecer um resumo das idéias e conceitos sobre liderança proativa e que estão detalhados em nosso livro “Empresas Proativas”. Esperamos que seja útil para provocar reflexões entre os líderes de sua empresa. Afinal, são eles os verdadeiros artífices do mindset proativo.

Quatro Atitudes marcam a liderança proativa: Inspiração, Estimulação, Reconhecimento e Carisma

Tudo começa com uma crença. Líderes proativos acreditam que a empresa pode antecipar mudanças de mercado e partem para disseminar essa crença entre os seus liderados. Trata-se de uma típica jornada de inspiração para gerar confiança o entusiasmo pela proatividade. É a fagulha que inicia a chama. A tão almejada cultura de proatividade na empresa começa justamente aqui.

Além disso, os lideres proativos estimulam o pensamento inovador e promovem a quebra de paradigmas que confinam a empresa nos limites da reatividade de mercado. Costumamos dizer que empresas demasiadamente reativas são lideradas por executivos mais conservadores e adeptos do falacioso lema “reagir é sempre menos arriscado que antecipar”. Normalmente, são empresas eficientes no ajuste às mudanças do mercado, mas pouco criativas na antevisão do futuro e na oferta de soluções inovadoras que os clientes e a concorrência nunca imaginaram.

Reconhecer atitudes proativas é outro mandamento dos líderes proativos. Em muitas empresas há pessoas ainda receosas de assumirem posturas de antecipação justamente pela falta de reconhecimento por parte da liderança. Líderes proativos devem valorizar tais posturas, além de apontar os caminhos que levam a elas. As competências proativas de cada indivíduo na empresa não acontecem por acaso. Elas são  fruto de competências de liderança.

Vimos que a chama da proatividade começa com a inspiração –  a fagulha –  e permanece acesa mediante estímulos e reconhecimentos. O que mais denota a capacidade de liderar proativamente? Líderes proativos devem possuir carisma, evocando admiração, respeito e confiança por parte das pessoas. Vários executivos que entrevistamos confirmaram essa perspectiva. Se podemos resumir em uma frase o pensamento coletivo desses líderes, seria essa: “se você quer que as pessoas sejam proativas, você tem que ser um exemplo, você deve pensar e agir de forma proativa”.

Da “inação” à “pró-ação”: líderes proativos devem fomentar o “modo proativo de agir”

Convidamos você a refletir sobre os comportamentos de sua equipe. Em um primeiro eixo de análise, considere dois polos de conduta: “tomada de iniciativa” e “restrição ao prescrito”. Em outro eixo, considere duas perspectivas de ação de seus liderados: “orientação para a tarefa” e “orientação para antecipação”. Quando cruzamos os dois eixos de análise, como você julga a sua liderança na gestão da equipe? Como líder você tem estimulado ações que “vão além da tarefa” e fomentado a tomada de iniciativa em prol da antecipação?  Veja no diagrama seguinte os quatro comportamentos genéricos que as pessoas adotam em relação a suas atribuições e conclua a sua análise.

No primeiro estágio de conduta, a “inação”, o lema é “basta fazer”, implicando em compromissos mínimos com a eficiência. No segundo estágio, a postura dos indivíduos orienta-se para “fazer bem feito” –  pressupondo-se a busca por maior eficiência. Na sequência, temos o terceiro estágio de conduta, a “ação”, onde as pessoas buscam “fazer melhor”, ou seja, não se restringem em executar com eficiência a tarefa, mas procuram entregar mais do que lhes foi pedido. Finalmente, temos o último estágio que se caracteriza pela “pró-ação”. Aqui, como o próprio nome enseja o entendimento, as pessoas procuram antecipar mudanças e inovar, vislumbrando o que ninguém percebeu ainda. “Fazer o novo” é o lema desse estágio e resume bem uma conduta voltada para a descoberta. Líderes proativos têm o papel de orientar as pessoas em direção à proatividade pessoal.

Líderes proativos identificam e desenvolvem a proatividade pessoal no ambiente de trabalho

Como o líder é capaz de reconhecer a disposição das pessoas de agirem proativamente? Esse reconhecimento se apoia na avaliação de certas características individuais associadas ao comportamento proativo. Assim, convém que o líder conheça bem algumas características do profissional proativo (vide conteúdo postado aqui em setembro de 2102) e procure aprimorar constantemente o seu senso de observação e de avaliação de condutas que denotam comportamentos proativos. A diferença entre “ser escultura” e “ser escultor” nos ajuda a entender a diferença essencial entre o reativo e o proativo. O reativo é escultura pois é moldado ao contexto em que trabalha, ajustando-se aos seus ditames. Por sua vez, o proativo é escultor porque modela o ambiente por não concordar com ele, escolhendo agir de forma antecipada.

Já afirmamos que a disposição para a proatividade decorre de fatores pessoais (certas características inatas) e de fatores ambientais (o contexto gerencial em que os comportamentos se manifestam). Com referência aos fatores ambientais, destacam-se quatro antecedentes que interferem na ação proativa das pessoas: autonomia, apoio dos líderes, confiança recíproca e relação custo-benefício.

 Líderes proativos fomentam a liberdade de agir, concedendo autonomia às pessoas no dia a dia do trabalho. De forma também positiva, o apoio dos líderes interfere na proatividade pessoal, representando um esteio valioso no enfrentamento de riscos imanentes às ações de antecipação de mudanças. Esse apoio facilita ainda o aprendizado com os eventuais erros decorrentes dessas ações. E quanto à confiança recíproca, o que se pode dizer? Sabemos que a autoconfiança, um ingrediente importante nas proposições de novas ideias, aumenta na medida em que um profissional sente que o líder e seus pares de trabalho confiam em sua competência.

Finalmente, devemos considerar que a escolha por uma conduta mais ou menos proativa decorre de uma ponderação entre os “custos” e os “benefícios” dela decorrentes. Os “custos” representam fatores que “pesam contra” no caso de insucesso de uma ação proativa. Se esses custos forem altos, certamente haverá recuo na intenção de agir proativamente. Por outro lado, políticas de recompensa e de incentivo emulam comportamentos proativos. Assim, a motivação para a proatividade será turbinada se a relação custo-benefício for positiva. Líderes proativos sabem disso e agem para positivar sempre essa relação, tanto no desenvolvimento da proatividade pessoal quanto na retenção dos talentos proativos da empresa.

Sabemos que a gestão proativa demanda outras capacidades (lidar com riscos, lidar com erros, visualizar realidades futuras, por exemplo) além das citadas aqui no âmbito do comportamento proativo. Mas temos uma convicção: a liderança proativa pavimenta, desde o início, o caminho da proatividade de mercado. Líderes proativos inoculam o vírus da proatividade nas pessoas. Como afirmamos, esse é um bom começo para as empresas que almejam trilhar os rumos da antecipação de mudanças no mercado. Pense nisso e discuta esse tema na próxima reunião de lideranças de sua empresa.

 



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