É possível medir a proatividade da minha empresa?

Escalas testadas na teoria e na prática permitem mensurar a proatividade na empresa.

Com a aplicação das escalas nos níveis de direção e de gerência, pode ser feito um amplo “Diagnóstico de Proatividade “ na empresa. Essa pesquisa aplicada possui duas grandes áreas de abordagem: PROACTIVINESS CHECK-UP & PROACTIVE ACTIONS. Os resultados do “Diagnóstico de Proatividade” são quantitativos e qualitativos.

Na parte quantitativa são mensurados 48 itens alusivos às 8 Capacidades requeridas para a proatividade e 18 itens referentes às Ações proativas da empresa em 3 dimensões possíveis. Na parte qualitativa são apresentados comentários críticos e recomendações técnicas para apoiar o desenvolvimento da Gestão Proativa e a construção de EPM – Estratégias Proativas de Mercado.

 

Proactiveness Check-up

O CHECK-UP mostra o grau desenvolvimento de cada um das 8  (Capacidades) necessárias para cumprir o longo trajeto da antecipação de mudanças.

Cada Capacidade é avaliada em 6 itens genéricos, como mostra o exemplo a seguir (tabela aplicada à Capacidade de Liderar Proativamente).

tabela1

Ao final, o CHECK-UP aglutina as médias obtidas (escala de 1 a 5) em cada uma das 8 Capacidades, como mostra a figura abaixo:

 

radar

legenda

 

Proactive Actions

Como está a empresa quando se trata de ações proativas? A escala PROMARK avalia o grau de proatividade da empresa na construção de estratégias (ações) em três dimensões possíveis: OFERTA (ações no âmbito produtos e serviços), INDÚSTRIA (ações no âmbito da cadeia de valor & modelo de negócio) e CLIENTE (ações no âmbito das necessidades & preferências dos clientes finais ou compradores da empresa).

Cada uma das três dimensões é avaliada em 6 itens genéricos, como mostra o exemplo a seguir (tabela aplicada à Proatividade de Cliente).

 

 Proatividade de clientes

tabela2