A VISÃO DE FUTURO PROATIVA

Postado em 06/09/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Já dissemos aqui que uma das características essenciais das empresas proativas é uma nova visão de futuro. Chamamos essa habilidade de Visão de Futuro Proativa. A “visão de futuro proativa” representa um novo modelo mental, o qual coloca o futuro como consequência das ações efetuadas no presente. A visão proativa em relação ao futuro exibe diferenças marcantes em relação à visão reativa tradicional:

Visão de Futuro Reativa Visão de Futuro Proativa 
O futuro é incontrolável. O futuro é controlável.
O futuro deve ser previsto. O futuro deve ser vivenciado.
Forecast (estimar o futuro). Foresight (visualizar o futuro).
Visão de Túnel: o futuro será um só. Visão Caleidoscópica: múltiplos futuros.
O futuro ocorre amanhã. O futuro é construído hoje.

Olhar proativamente para o futuro é controlá-lo.

Controle, aqui, significa não apenas pensar sobre o futuro, mas agir sobre ele. Isso implica entender que o futuro não é algo que vai acontecer “algum dia”, mas sim, algo que é construído diariamente pela ação da empresa. A visão de futuro proativa se baseia no argumento de que o futuro é resultado de um somatório de ações presentes premeditadas. Controlar o futuro pressupõe deflagrar uma força tarefa disposta a planejar, decidir e agir para alcançar o futuro imaginado.

Olhar proativamente para o futuro é vivenciá-lo.

Ao invés de tentar “prever” o futuro tentando adivinhar o que irá acontecer, os estrategistas tratam de “experimentar” o futuro de forma simulada. Planejamento de cenários e outras técnicas ajudam muito nesse sentido.

Olhar proativamente para o futuro é visualizá-lo.

Aqui temos o contraponto forecast x foresight. Em linhas simples, a técnica de forecast procura prever o comportamento futuro a partir da realidade presente, enquanto a postura de foresight procura imaginar futuros possíveis e atuar antecipadamente para sua criação. Em outras palavras, se o forecast busca entender o que é (presente), tentando prever o que será (futuro), pela ação de foresight começa-se hoje (presente) a construir o que se imagina poderá ser (futuro). Embora reconheçam a utilidade do forecast, empresas proativas preferem dar asas à imaginação via foresight.

Olhar proativamente para o futuro é vê-lo como múltiplo.

A imaginação em relação ao futuro faz com que as empresas ultrapassem a visão de túnel típica da reatividade, na qual apenas um futuro possível é eleito como o balizador das estratégias da empresa. Tal e qual o movimento de um caleidoscópio cria distintas imagens a partir da ação de quem o manipula, empresas proativas dinamizam seu raciocínio sobre o futuro no intuito de elencar diversos futuros possíveis. Isso requer que a incerteza (verdadeiro satélite sempre a orbitar o futuro), seja tratada como uma oportunidade a ser explorada, e não como uma ameaça ou perigo a ser evitado.

Olhar proativamente para o futuro é construí-lo hoje.

Por fim, se quisermos sintetizar todas essas diferenças que viemos descrevendo, podemos dizer que na visão reativa o futuro é visto como “aquilo que ocorre amanhã”; na visão proativa o futuro é visto como “aquilo que é construído hoje”.

 

 

As diferenças listadas apontam para a necessidade de uma mudança cognitiva em relação ao futuro por parte dos gestores. Mas esse é só o primeiro passo. De nada adiantará mudar o modelo mental em relação ao futuro se essa mudança não repercutir em ações reais. Empresas com mais proatividade sabem disso e procuram lidar com o futuro dentro dessa nova ótica. E a sua empresa? Como trata o futuro?



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