PROATIVIDADE DE MERCADO NAS 3 DIMENSÕES: O FASHION.ME INOVA NO MUNDO DA MODA

Postado em 19/07/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Você já ouviu falar do Fashion.me? Criado pelos brasileiros Flávio Pripas e Renato Steinberg, essa rede social de moda vem crescendo de forma notável e já desperta a atenção de gigantes mundiais do business virtual. Espécie de “Facebook sobre moda”, o Fashion.me já congrega mais de  1 milhão de usuários ativos no Brasil, sendo 96% mulheres. Nele, as clientes podem criar e compartilhar modelos com suas roupas e acessórios favoritos. Além disso, elas podem comprar as peças que utilizaram para montar os looks. Mas o bacana é que o site propicia também a interação das usuárias, oportunizando a troca de ideias e a criação de uma verdadeira comunidade sobre moda. Prova do impacto da rede: Flávio e Renato acabaram de figurar na lista dos 100 empreendedores mais inovadores e criativos do mundo da prestigiada revista Fast Company.

Repare que o Fashion.me espelha uma ação proativa que perpassa as três dimensões da Proatividade de Mercado. A rede inovou de forma radical na oferta, criando uma nova forma das consumidoras interagirem com o universo da moda. Mais do que um serviço e os produtos que vende, o Fashion.me traz uma verdadeira nova experiência de consumo. As clientes não apenas compram: elas se divertem, conhecem pessoas, trocam ideias, põem em prática seus dotes artísticos, expõem suas habilidades, enfim, têm uma experiência rica e prazerosa. O Fashion.me também inovou na indústria, ao fomentar a venda de vestuário pela internet, um canal ainda não muito prestigiado para esse tipo de produto. O poder de venda do site vem chamando a atenção de grandes redes, as quais já expõem ali seus produtos para comercialização. Finalmente, o Fashion.me está mudando radicalmente a forma como as consumidoras de moda se comportam, suas preferências e necessidades. Mais e mais adeptas deixam de frequentarem as lojas físicas, preferindo agora comprar (e se divertir) dando uma passadinha pelo Fashion.me.

Chamamos esse tipo de ação proativa de “PM em 3D”, ou seja, uma estratégia proativa robusta que impacta as três dimensões da proatividade de mercado de forma concomitante. Apregoamos que um tipo de estratégia desse quilate é ainda mais robusta, pelo fato de trafegar pelas três grandes avenidas estratégicas disponíveis: Oferta, Indústria e Cliente. O crescimento, a fama, e os resultados que o Fashion.me vem auferindo, são uma prova de que a PM em 3D  é uma ação estratégica poderosa.



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