OS 7 PECADOS DA EMPRESA AFLITA

Postado em 16/03/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Pense em algumas empresas (grandes ou pequenas, tanto faz) que sumiram do mapa no cenário mundial ou brasileiro; ou do seu estado; ou ainda da sua cidade. Com certeza muitas delas entraram no que chamamos de estado de aflição. Ele ocorre quando a empresa, pega de surpresa por mudanças drásticas, se vê sem condições de se adaptar a uma nova realidade. Como já dissemos, a empresa aflita é aquela que não consegue nem reagir ao mercado. Geralmente nos perguntam quais as principais causas que levam uma empresa a cair nessa situação. Assim, enumeramos sete pecados capitais que geralmente colaboram para que a empresa ingresse em um estado aflitivo diante do mercado. Junto a eles, questões para avaliar se sua empresa tem pecado em demasia. Faça o teste:

PECADO 1 – Não prestar atenção aos sinais da mudança.

Como diz o ditado, “pior cego é aquele que não quer ver”. Muitas empresas – seja por incapacidade, relutância ou indiferença – acabam por dissuadir a si próprias sobre mudanças que já acenam no horizonte. A incapacidade ocorre quando a empresa não tem recursos para se adaptar; a relutância, quando os estrategistas demoram a aceitar ou até mesmo negam uma nova realidade; a indiferença, quando os gestores e líderes nem sequer prestam atenção nas transformações que se aproximam. Quando foi a última vez que a sua empresa descobriu algum sinal da mudança ainda oculto dos concorrentes? 

PECADO 2 – Se deixar dominar pela “tirania do curto prazo.”

Temos visto muitas empresas descuidarem do futuro por atentarem em demasia ao presente. Isso não quer dizer que a operação do hoje deva ser descuidada, é óbvio. Mas um foco em excesso nas demandas e nos resultados do curto prazo pode cegar a empresa para o amanhã. Empresas proativas precisam – como observava Peter Drucker – aprender a equilibrar as demandas do curto e do longo prazo, buscando a fina harmonia entre as exigências do presente e as oportunidades do futuro. Os estrategistas da sua empresa têm tempo para tratar do futuro?

PECADO 3 – Ter excesso de confiança e “arrogância de mercado.”

Empresas confiantes em demasia em seu modelo único de negócio correm o risco de serem apanhadas de surpresa. A confiança exacerbada costuma ser um elemento que ofusca a visão estratégica (“estamos há mais tempo neste mercado do que todos os nossos concorrentes juntos; sabemos mais do que eles e não há razão para mudar!”). A arrogância geralmente acompanha essa visão onipotente, oriunda do orgulho e do apego à história de superioridade da organização. O modelo de negócio de sua empresa funciona hoje tão bem quanto há cinco anos? 

PECADO 4 – Reduzir a estratégia à simples adaptação.

Um dos grandes equívocos das empresas reativas: pensar o planejamento estratégico somente sob um prisma adaptativo. A maioria dos planos padece desse mal: os gestores esquadrinham o passado e o presente em busca das oportunidades e ameaças; esquecem, porém, do futuro e suas potencialidades. O planejamento estratégico de sua empresa tem espaço para cenários futuros e seus sinais?

 

PECADO 5 – Não inovar, ou fazer somente inovações de melhoria.

A inovação é uma das capacidades essenciais da empresa com mais proatividade. Mas essa inovação referida vai além da simples resposta ao mercado ou das melhorias contínuas nos produtos e serviços. Falamos aqui da inovação proativa, aquela que procura romper com os padrões de mercado vigentes. Esse tipo de inovação é construído de dentro para fora, e não de fora (do mercado) para dentro (da empresa). O que baliza a ação inovadora na sua empresa? A adaptação ao mercado? Ou a ousadia em orientar as preferências e necessidades dos consumidores?

PECADO 6 – Restringir o marketing apenas à análise dos clientes.

Se o cliente é rei, quem são os súditos? Não afastamos a importância dos clientes, mas servi-los em demasia pode custar caro. Como já se disse, o mercado fornece pouca orientação confiável para o sucesso, e, muitas vezes, o lucro pode vir do domínio dos clientes e não apenas da submissão as suas demandas. Estrategistas proativos buscam não somente a satisfação dos clientes, mas sim avaliar de que forma podem modificar a estrutura e os comportamentos na indústria. O marketing na sua empresa presta também atenção na concorrência, nos fornecedores e distribuidores, e nos mecanismos reguladores do ambiente?

PECADO 7 – Ter medo de assumir riscos e de errar.

Empresas proativas assumem o risco do novo, e não são paralisadas pelo medo do insucesso. É claro que não falamos aqui de riscos e erros operacionais (aqueles que jamais podem ser cometidos, como por exemplo, quando uma empresa atrasa uma entrega por problemas de produção), mas sim, de riscos e erros estratégicos. A aversão ao risco e ao erro está no âmago da incapacidade de lidar com a incerteza, condição essencial para a empresa que quer antecipar o mercado e superar os rivais. Há momentos, como disse certa feita o lendário Ayrton Senna (após ultrapassar quatro pilotos sob forte chuva e usando pneus lisos), em que temos que pagar para ver e apostar, confiando na própria capacidade. Como a sua empresa trata o risco e o erro?

Avalie as suas respostas; troque ideias com seus colegas; leve o assunto para a próxima reunião estratégica da empresa. Garantimos que o primeiro passo para tratar dos pecados descritos, é trazê-los a uma discussão aberta e inspiradora.  Pense nisso.



9 Respostas para “OS 7 PECADOS DA EMPRESA AFLITA”

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  2. Adriano Calixto

    Na realidade, vejo que tudo tem fundamento correto e que as estratégias a serem implantadas em uma empresa seja ela aflita ou não, deve levar em conta o mercado como um todo desde o funcionário ao cliente, para que todas as exigência venham a ser atendidas e não ocorrarm erros

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