VIRTUDES DE UMA EMPRESA ATIVADORA: PORQUE A APPLE DOMINA A BATALHA DOS TABLETS

Postado em 22/06/2012 | Autor: Proatividade Mercado

Costumamos dizer que empresas ativadoras são aquelas capazes de exercer o estado da arte da proatividade de mercado. Por quê?  Justamente por praticarem o que chamamos de antecipação por criação. Em outras palavras, elas criam a mudança no mercado de forma deliberada. Conciliando a capacidade de fazer escolhas estratégicas com o uso de uma gama de competências internas, as empresas ativadoras seguem o lema “o que queremos que aconteça” e acabam dirigindo os movimentos do mercado. Essa prodigiosa combinação de fatores confere a essas empresas posição dominante em market share e rentabilidade, deixando os concorrentes na mira do retrovisor.

A excepcional trajetória da Apple no mercado de tablets evidencia três virtudes típicas das empresas ativadoras. Vamos comentar essas virtudes e esperamos provocar em nossos leitores reflexões aplicadas à realidade de diferentes empresas em seus respectivos contextos de negócio. Afinal, quem não gostaria de estar no lugar da Apple, considerada em 2012 a empresa mais valiosa do mundo?

MAPEAR O FUTURO COM INTELIGÊNCIA E PRAGMATISMO   

A Apple está dominando de maneira flagrante o mercado de tablets porque enxergou bem mais longe e antes da concorrência as mudanças futuras no mercado de computadores pessoais. Como afirmamos em post anterior, o visionário Steve Jobs (sim, as empresas ativadoras são também movidas por visionários) foi capaz de vislumbrar de forma antecipada o surgimento da era “digital lifestyle” no uso dos PCs. Contrariando a visão dominante de que os PCs perderiam vigor a partir dos anos 2000 – depois de passarem pelas “ondas de ouro” das planilhas eletrônicas e do boom da internet – a Apple mapeou o futuro e imaginou um novo contexto de uso dos PCs que se tornariam um “hub digital”, integrando funções de equipamentos como filmadoras, CD e DVD players, câmeras digitais e celulares. Hoje o iPad abarca várias dessas funções e vem substituindo os PCs na preferência de muitos usuários. No quarto trimestre de 2011 a Apple vendeu 15,4 milhões de iPads suplantando o volume de vendas da HP, maior fabricante mundial de PCs.

 

TER A HABILIDADE DE CONCILIAR CRIATIVIDADE E EXECUÇÃO

A proatividade de oferta faz parte do DNA da Apple, uma empresa inovadora por excelência e capaz de impactar o mercado com produtos com design e funcionalidades excepcionais. A trilogia iPod, Iphone e Ipad é a prova concreta disso. O sucesso estrondoso desses produtos resulta de muita criatividade no processo de ideação e de disciplina vigorosa na execução dos conceitos. É sabido que a empresa tem extrema habilidade em desenvolver e engajar fornecedores em projetos de desenvolvimento de novos produtos e isso lhe garante diferenciais que os concorrentes não conseguem replicar. De forma sucinta, essa habilidade da Apple pode assim ser resumida: muita inspiração e transpiração a serviço de inovações. No caso específico do iPad a Apple vem introduzindo de maneira inteligente e bem planejada melhorias funcionais a cada geração do produto, o que alavanca a sua penetração na categoria, ao mesmo tempo em que amplia a sua liderança nesse imenso mercado.

BUSCAR SINERGIAS NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO DE PRODUTOS

De forma pragmática, a Apple começou a idealizar um tablet em 2003 quando Steve Jobs percebeu os avanços que os engenheiros da empresa estavam obtendo com telas sensíveis ao toque. No entanto, Jobs optou à época por concentrar esforços no desenvolvimento do iPhone. Foi uma decisão acertada porque favoreceu sinergias que posteriormente alavancariam a rápida penetração do iPad no mercado. Ao retomar o projeto de desenvolvimento do seu tablet a empresa aproveitou o mesmo software iOS e a infraestrutura da App Store utilizados no iPhone. Assim, ao chegar ao mercado  o iPad logo revelou-se um sucesso: apesar de ser radicalmente novo, era um produto que soava familiar para milhões de compradores potenciais que eram usuários do iPhone. Uma receita infalível em inovação de produtos. Além disso, esses novos usuários puderam atestar – com muita satisfação! – os avanços na duração das baterias e na qualidade de tela. Tudo isso explica o sucesso estrondoso do iPad em tão pouco tempo. O fluxo de caixa agradece.

E então, o que a sua empresa pode aprender com essas virtudes da Apple? Convidamos-lhe a refletir sobre isso e esperamos inspirá-lo em torno de um desafio  comum a muitas empresas: como otimizar processos de inovação.

 



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